POR Guilherme Freitas 3 ANOS ATRÁS
COMPARTILHE

por Guilherme Freitas
autosemotos@blogdacomunicacao.com.br

Quando ainda era presidente da República, Fernando Collor[bb] disse uma frase polêmica e que gerou protestos das montadoras no Brasil. “Comparados com os carros do mundo desenvolvido, os carros brasileiros são verdadeiras carroças”. O ex-presidente falou esta pérola durante uma viagem a Europa quando pode dirigir carros de primeira linha. Passados 20 anos, a frase de Collor cai como uma luva na situação atual. De fato, os carros populares no Brasil ainda são carroças comparados com os populares de outros países.

Nesta matéria vamos comparar alguns carros do Brasil com outros populares dos EUA. Um bom exemplo é o novo Gol 2011 da Volkswagen. Custa em média R$ 30 mil (US$ 17,9 mil), tem motor 1.0 e câmbio manual. É um dos carros populares do país, juntamente com o Celta, Ka, Uno Mille Effa Motors, Clio e Palio. Todos os modelos básicos não têm câmbio automático e são em sua maioria 1.0. Na terra do Tio Sam os carros populares novos custam em média R$ 15 mil e contam com um motor mais potente e câmbio automático.

A versão 2011 do Gol é vendida a R$ 30 mil reais, preço de carrão nos EUA – Crédito: Divulgação

Com R$ 26 mil no bolso (preço médio de um popular aqui) você consegue comprar nos EUA um Volkswagen Jetta (R$ 70 mil no Brasil), um Kia Ceratto (R$ 60 mil), um Honda Civic (R$ 60 mil) ou um Nissan Sentra (R$ 55 mil). Resumindo, um carro popular brasileiro equivale ao preço de um carro esportivo lá fora. E na Europa não é tão diferente, já que carros de primeira linha de grandes montadores locais como Volkswagen[bb], Renault, Fiat e BMW também são mais em conta do que no Brasil.

Quando estive nos Estados Unidos[bb] e na Inglaterra, sempre via carrões desfilando aos montes pelas ruas. Nos classificados dos jornais tinha carro completo usado sendo vendido por cerca de R$ 5 mil. Os grandes culpados por ainda andarmos de carroças são o governo e as montadoras. A carga tributária, que varia entre 27% a mais de 40% do preço total do veículo, e os abusivos impostos quebram o bolso do povo. Isso sem falar na ganância das montadoras que ficam com parte desse dinheiro de impostos.

O preço do Jetta nos EUA regula com um Renault Clio no Brasil – Crédito: Divulgação

E repito mais uma vez, brasileiro é mole para brigar pelos seus direitos e se contenta com pouco. Enquanto alguém pagar R$ 30 mil em um Gol 1.0 e achar que fez um bom negócio, continuaremos a ser literalmente “roubados” pelo governo e pelas montadoras.

TAGS: , , , , ,

23
COMENTÁRIOS
MAIS SOBRE Guilherme Freitas
Nasceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1986, é jornalista formado pela UniFIAMFAAM, pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESPSP e mestrando em Estudos Culturais pela USP, apaixonado por esportes, globalização e geopolítica, além de ser vegetariano desde os quatro anos. Trabalhou para as Organização das Nações Unidas em Nova York, é correspondente de imprensa da FINA (Federação Internacional de Natação) no Brasil e jornalista na revista Swim Channel.
CONFIRA TODOS OS POSTS DO AUTOR
  • Pingback: Ainda andamos de carroça… - Plik()

  • http://www.automotor.eti.br Cars

    Só discordo de uma coisa, o maior culpado destes preços absurdos no Brasil e o consumidor que faz qualquer coisa pra ter um “carro” e paga o valor esorbitante de R$30.000,00 por um carro 0 Km bem meia boca, sem nenhum item de segurança. Na Europa se o carro não tiver Arbag e freio com ABS ningem compra.
    O consumidor Brasileiro precisa parar de ser troucha…
    Só para constar, o Pais onde as montadoras tem mais lucro no mundo e o nosso Brasil…….

    • Cezar 5

      Um monte de gente apontando o defeito e chamando o brasileiro de troxa mas então pra apontar um defeito vc tem que ter a SOLUÇÃO !!!

      • Gervásio

        Mas o brasileiro é troucha mesmo, muito otário. Se boicotassem esses veículos e exigíssimos mais qualidade e segurança e também um preço justo já era um começo. Mas o brasileiro troucha como é aceita tudo que lhe impõe como essas carroças e ainda por cima sai tirando onda. É pra acabar!!

        • Paulo Ansara

          troucha? afff! Enfim, brasileiro pode até ser trouxa, mas tem opção? Tem sim andar de carro velho. decadas se passaram e nada mudou, aliás mudou para pior os carros tem mais tecnologia e são uma casquinha de ovo, tem melhor estética ou estética da moda mas são frágeis e tem manutenção caríssima. Olhe nos desmanches quantos carros aparentemente em condições de uso empilhados, motivo: não há peças e é muito caro o reparo. Portanto a culpa é sim do governo tem que baixar o imposto da venda e eliminar o constante(IPVA) Quem tem vontade de ter carro novo caro e pagar os tubos 4% todo ano? Bom tenho um livro a reclamar mas paro por aqui.

      • miséria

        A solução é revolução! Vamos tirar todos estes politicos do poder e vamos comandar o país! simples assim como digitar. “Brasil é Bosta “

  • JP

    Realmente o Fernando Collor,quando andou em uma Ferrari disse:os nossos carros são verdadeiras carroças brasileiras!e isso não mudou muito não.Aí tem o problema cultural do brasileiro,que não exige carros mais seguros,tem o fator preço,a pessoa compra um carro 1.0 num preço absurdo e pelado de acessórios sem ABS e airbags.Os nossos carros não passariam nem no test crash,a maioria foi reprovada recentemente e o povo nem liga.E para compor o festival das carroças,os chineses já estam aí;abram os olhos!

  • MPN

    Srs. O assunto sobre os carros-carroça nacionais é pauta para muita discussão. Além do valor que pagamos pelo carro, temos que ver a falta de eficiencia energetica. É neste ponto que podemos notar que nossos carros não evoluiram em nada. A eficiencia energetica se sobressai na medida em que a tecnologia utilizada faz o carro gastar me nos combustivel e andar mais. Porém, as fábricas, diga-se em conluio com o governo, não desenvolvem tecnologias próprias. Importam as tecnologias que não servem mais no país de origem. São ultrapassadas. Mas, dentro da visão sobre combustível vamos analisar o alcool. “An passant” notamos que a tecnologia usada até hoje,desde que surgiu o primeiro motor a alcool, não melhorou nada em relação a eficiência energética, pois continua gastando a mesma coisa e pior mesmo com a tecnologia de injeção eletronica. E não é só, se compararmos os carros da decada de 80 com os de agora veremos que em materia de gastos continua a mesma coisa. Ou seja,concluo, que as fabricas nos ajudam a não ser um país sério.

  • Fábio Tardin

    Ainda temos carroças (e como temos!). Agora, então, as chances dessa situação melhorar foi mesmo pro beleléu: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/miriam-leitao-aumentar-ipi-de-carro-importado-e-medida-protecionista.html
    O Brasil deveria estar preocupado em fomentar a livre concorrência, a educação, a saúde, o desenvolvimento sustentável,… mas não. Protege a gananciosa e ineficiente indústria nacional.
    Temos impostos dos mais altos do mundo, mas mesmo se os retirarmos da base de preços dos veículos nacionais, veremos que estes ainda assim custam mais do que os importados, ou seja, ganância pura e oportunista, premiada pelas ações governamentais.
    É lamentável, mas desse jeito, com reserva de mercado, que empresa vai se prontificar a investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias?? Zero, nenhuma! Sem a concorrência para incomodar, a indústria nacional vai regredir e o governo vai mergulhar este país na lama do atraso e da inflação da qual lutamos tantos anos para sair.

  • Alan

    Engraçado que na primeira baixa nas vendas, as montadoras ameaçam demitir milhares e o governo afaga as grandes montadoras com redução de impostos. Mas com as vendas aquecidas as montadoras continuam a empurrar carros de terceira categoria aos brasileiros, e lucrando como em nenhum outro país.

  • http://www.carrostunadosbrasil.com.br/2012-chevrolet-sonic-sedan/ Ric Sonic

    Assunto polêmico! Os impostos no Brasil são absurdos, principalmente para carros.

  • Pingback: O que rolou essa semana nos blogs de Comunicação e Mídias Sociais? | oJornalista.com()

  • http://www.carrostunadosbrasil.com.br/ Mike

    Vixi, se todos resolvessem para de comprar carro pela menos 1 dia, imagina como ficariam as coisas?

  • http://www.carrostunadosbrasil.com.br/ Carros Tunados Brasil

    PArem de comprar carro….pronto! Assim abaixa os impostos.

  • http://www.carrostunadosbrasil.com.br/nova-s10-2012/ S10 2012

    Além de carroça,pagamos caro. Isso é culpa de nós mesmo que compramos. O amigo acima está certíssimo.

  • http://carrosusadosbrasil.com.br/audi/novo-audi-a3-2012/ Novo Audi A3 2012

    Impostos e + impostos, até aonde isso vai?

  • Diego

    Não pago nunca R$ 30.000,00 num carro 1.0 todo básico pra depois ainda sair pensando que fiz bom negócio. Um dia desses eu estava comentando com um amigo meu, pois meu irmão pagou R$ 38.000,00 num Corsa Sedan e o acabamento dos bancos não chega nem aos pés ao de um Monza ou Opala fabricados há mais de 20 anos… A indústria automobilística Brasileira não teve essa melhora toda que muitos pensam, ainda tem muito a melhorar.

  • Figueiredo-daniel

    daniel automotive porque sera que o brasileiro aceita tudo que nao presta e fica quietos em quanto as montadoras riem dos brasileiros

  • http://www.facebook.com/luppo06 Luppo Well

    Tenho um amigo meu que a namorada dele comprou um VW Voyagem por R$27 mil, itens de série, só o ar e abertura do porta mala no painel, nem contagiro o carro tem, uma vergonha terrivel. Como tem pessoas que ainda compram carros assim? Eu preferi pegar um carro um pouco mais usado, mas com diversos itens, como (abs, duplo air bag, direção, ar condicionado, vidros e travas….bla, bla, bla, por uns R$20 mil, sendo que o carro tem 111cv e um torque de 15,8kgmf, ainda estou em desvantagem em relação a outros mercados, mas estou andando em um veiculo com maior segurança e dirigibilidade e segurança.

  • Pedro

    no Brasil a ideia dos empresarios e ganhar com a quantidade e nao com a qualidade.

  • ávila

    é verdade mas nem tudo é do jeito q a gente pensa.

  • miséria

    Menos de 4meses na Europa comprei um audi tt 2008 7000euros ! Agora que estou no Brasil ando a pé! É um absurdo comprar carro feito nas coxas por preços altos sem dizer que certos painéis é pior que plástico reciclado.

  • miséria

    Brasil é uma piada! O cara rala 5, 6 anos para desembolsar 30, 36mil à vista para comprar um lixo, e ainda sai contente da lojalixos com nariz impinado pensando que esta rico porque comprou uma banheira de plástico kkkkkkkkkkkk.

O que você prefere: viver numa democracia ou numa ditadura?
 
 
 
Powered by Hotcourses Brasil
 
ApostasOnline.com: Apostas de futebol nos campeonatos brasileiros e mundiais