POR Guilherme Freitas 5 ANOS ATRÁS
COMPARTILHE

por Guilherme Freitas
guilherme@blogdacomunicacao.com.br

Caro leitor, você conhece Maputo? Pois bem, se não conhece vou através deste artigo apresentar a capital de Moçambique, país localizado na África Austral. A cidade de Maputo tem área de 347,69 km² e uma população de aproximadamente 1,1 milhão de habitantes. O município está localizado na província de mesmo nome e faz divisa com as cidades de Matola, Marracuene, Boane e Matutuíne. Maputo foi fundada em 1782, sendo batizada como Lourenço Marques, até tornar-se capital da colônia portuguesa em 1898 e posteriormente da recém-criada República de Moçambique, em 1976. 

Mapa da cidade de Moçambique - Crédito: Club of Mozambique
Mapa da cidade de Moçambique – Crédito: Club of Mozambique

Mas não vamos ficar só na teoria. Para saber mais sobre Maputo, o Blog da Comunicação conversou com dois moradores da capital moçambicana: o jornalista Traquinho da Conceição e a política e poeta Ivone Soares. Traquinho é o responsável pelo blog “Jornalismo Moçambicano” e Ivone pelos blogs “Meu Ser Original”, “Politicando” e “Rabiscos da Soares”. Conversamos com eles e perguntamos quais os lugares favoritos de cada um, os problemas da cidade e os lugares que um turista não pode deixar de conhecer em Maputo.

Imagem da cidade de Maputo - Crédito: Divulgação
Imagem da cidade de Maputo – Crédito: Divulgação

O jornalista Traquinho contou ao blog que Maputo está sofrendo melhorias em seu cotidiano. “Muita coisa está sendo feito na cidade e na vida da população, como reabilitações das avenidas, expansão da rede elétrica e melhorias no transporte público”, disse. Ele também cita alguns pontos turísticos, como a Praia da Ponta de Ouro, a danceteria Coconuts Live, o Jardim Tunduru e a estação de trem dos Caminhos de Ferro de Moçambique, uma construção que impressiona com sua imponente fachada. Este também e seu lugar favorito na cidade e ele nos enviou um artigo contando a história do local. Sobre os problemas, Traquinho aponta o saneamento básico como vilão. “Quando chove forte, há inundações e o saneamento aqui é deficiente. Correntes de água se misturam ao lixo e contaminam alguns alimentos que ficam nos mercados, provocando doenças como a cólera, por exemplo”, resume o jornalista.

Fachada dos Caminhos de Ferro de Moçambique - Crédito: Traquinho da Conceição
Fachada dos Caminhos de Ferro de Moçambique – Crédito: Traquinho da Conceição

Já Ivone, que também é Porta-Voz do Gabinete Central de Eleições do partido político RENAMO, disse ao Blog da Comunicação que seu lugar favorito em Maputo é o Jardim dos Namorados. “O local é muito agradável para se tomar um café enquanto o sol se põe”, conta dizendo que o turista não pode deixar de passar pelo Mercado de Peixe, o Museu de História e a Fortaleza de Maputo. Ivone também afirma que Maputo está evoluindo, mas existem problemas sociais que ainda incomodam a população e podem ameaçar o turismo. “A criminalidade aqui é problema. Certa vez roubaram os faróis do meu carro e já perdi vários celulares. A cidade está melhorando, com mercados para todos os bolsos, mas um turista pode ver o luxo e a pobreza separados por uma rua”, conta.

Outra imagem do prédio da CFM - Crédito: Traquinho da Conceição
Outra imagem do prédio da CFM – Crédito: Traquinho da Conceição

Moçambique é um país que pretendo visitar no futuro. As amizades que fiz através deste blog, só me motivam a conhecer o simpático povo moçambicano. Citei abaixo outros sites e blogs moçambicanos, que valem a pena serem acessados. Quem tiver interesse em visitar o país, há abaixo informações sobre hotéis e voos. Confiram:

Blogs e sites interessantes sobre Moçambique: Diário de um Sociólogo, ForeverPemba, África é o Centro do Conhecimento, Ma-Schamba, Jornal Savana, Jornal O País Idéias de Moçambique e os artigos escritos pelos colunistas moçambicanos do site lusófono O Patifúndio.

Para informações de hotéis em Maputo veja mais nos sites Destinia e Mozambique Accommodation. Para se chegar a Maputo saindo do Brasil o melhor caminho é via África do Sul, através da companhia South African Airways. Para mais informações acesse o site da companhia aérea, clicando aqui.

Bandeira de Moçambique - Crédito: Reprodução
Bandeira de Moçambique – Crédito: Reprodução

TAGS: , , , , , , ,

49
COMENTÁRIOS
MAIS SOBRE Guilherme Freitas
Nasceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1986, é jornalista formado pela UniFIAMFAAM, pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESPSP e mestrando em Estudos Culturais pela USP, apaixonado por esportes, globalização e geopolítica, além de ser vegetariano desde os quatro anos. Trabalhou para as Organização das Nações Unidas em Nova York, é correspondente de imprensa da FINA (Federação Internacional de Natação) no Brasil e jornalista na revista Swim Channel.
CONFIRA TODOS OS POSTS DO AUTOR
  • http://www.franciscocastro.com.br Francisco Castro

    Olá, Guilherme! Eu ainda não tinha ouvido falar nessa cidade. Mas, pelo que li nos relatos e fotos postados por você vejo que é uma cidade maravilhosa que nos convida para conhecê-la. Como existem cidades encantadoras no mundo que deveríamos conchecer! Essa cidade, certamente, é uma delas.

    Abraços

    Francisco Castro

    • ARUNAN

      Olá, Rodrigo,é com esta forma de retratar o continente esquecido, que o ocidente tomara conhecimento das condições modernas e urbanizadas destas cidades.

      Parabéns, obrigados por desmistificar a atual realidade do continente africano.

      • ARV.

        Lourenço-Marques agora Maputo… que importa. De 1959 a 1964, a saudade, o amor, estão sempre presentes… ARV.

  • http://seuluiz.blogspot.com Luiz Antonio Andre

    Muito interessante seu artigo, Guilherme. Claro que nos faz ter vontade de conhecer Maputo. As fotos mostram locais muito bonitos e a narração mostra que também que tem problemas iguais as maiorias das cidades brasileiras.
    Abraços

  • http://www.curiosando.com.br Rodrigo Piva

    Parabéns pelo artigo, Guilherme. Nada melhor para falar da cidade do que quem por ali vive.
    Belas imagens e dados muito interessantes.

    Abração

  • http://www.jornalistaruitherferrao.blogspot.com Ruither Ferrão

    Olá Guilherme,
    Gostei muito de conhecer um pouco sobre Maputo através do seu texto. Tive a oportunidade de conhecer a Àfrica do Sul que, por sua riqueza, não se compara ao restante da Àfrica .É certo que aquele povo passa por diversos problemas. Alguns até semelhantes aos do Brasil. No entanto, a simpatia deles supera todo tipo de obstáculo. Trabalhei com algumas pessoas de Mocambique e pude provar o quanto são atenciosos, acolhedores e agradáveis. Viva Moçambique! Parabéns Guilherme!
    Um abraço.

  • http://www.oficinadesociologia.blogspot.com Carlos Serra

    Olá, Guilherme: fiz referência ao seu texto no meu blogue. Abraço!

  • http://www.opatifundio.com Michell Niero

    A Maputo de tantas histórias, de tantas belezas, mesmo já rendida ao concreto urbano. O Jorge Rosmaninho diz que o ar de Maputo é diferente e que cada partida deixa saudades. Deve ser um lugar muito especial, mesmo com todas as desigualdades. É a magia desse mundo chamado Moçambique.

    ps: obrigado pela citação.

    Um abraço

  • http://sumbi-mocambique.blogspot.com/ Laude Guiry

    Ola Guilherme

    Obrigado por fazer referencia a essa cidade linda e acolhedora, a perola do Indico a chama-mos … aconselho-te sim a visita-la e comprovar o que te foi dito. Concordo com o testemunho de ambos entrevistados … nao deixe de chegar a ilha de Inhaca bem na costa Maputense … e se a viagem lhe permitir visite a outras cidades Mocambicanas como Inhambane, Pemba e Nampula.

  • http://www.athiopia.blogspot.com Custodio Duma

    Ola,

    parabens pelo artigo…Maputo é realmente linda e gosto de morar nela..

    uma pergunta só?

    se esta a ser reabilitada, porque é dizer que está a sofrer? no terceiro paragrafo do seu texto diz qe Maputo está SOFRENDO melhorias….

    são todos os brasileiros convidados a conhecer Maputo e Mocambique!

  • maria cecilia

    Deixo um comentario pra vc Guilherme..
    Gostei da cidade de Maputo
    Sou evangélica e gostaria muito de conhecer essa cidade, não somente pra fazer algum tipo de evangelismo(PQ
    QUERO SIM), mas pq gosto de prestar assistencia aos que precisam
    Não posso ajudar indo ai pessoalmente, mas estarei aqui orando por eles…

  • Grace Manica

    Ola Guilherme.
    Muito bem elaborado o artigo que publicaste sobre Maputo. Aliás, rico até nas descrições e fotos sobre este lugar to maravilhoso que merece ser visitado, sim. Estou morando em Lisboa e pretendo ir para ali em julho. Se vc puder me adicionar no msn (que é o mesmo do email) para maiores detalhes, te agradeço imensamente. Obrigada, Grace.

  • Jaqueline

    Oi Guilherme

    Sou formada em turismo e estou pesquisando um emprego nesta área na cidade de Maputo. Gostaria de saber se vc pode me indicar algum site ou empresa que contrata brasileiro para trabalhar com turismo, já q vou precisar de um trabalho quando for morar definitivo em Maputo no ano que vem.

    Desde já agradeço.
    Abraço

  • Vitoria Fidelis

    Olá Guilherme, fiquei feliz em conhecer um pouco de Maputo. Tenho ai nesta terrinha “uma joia preciosa”,um amigo que ha muito não vejo e sinto muitas saudades.Ele é sociologo,o conheci no Brasil qdo. fazia UFRJ,de nome Joaquim Castigo Fumo,li algo rápido sobre ele no blog do Carlos Serra, mas não consegui localiza-lo. Caso tenha este contato pf. vc me deixaria feliz demais. Parabéns por suas iniciativas e muito sucesso!
    Abços Vitoria

  • Heleno Dias

    Olá, Guilherme, gostei muito de saber da coisas boas e ruins dessa cidade maravilhosa.
    Quem sabe um dia a visitarei.

  • Fabio Araujo

    Bom dia Guilherme,
    Tenho uma grande curiosidade de trabalhar fora do país, sou recentemente Bacharelado em Ciências da Computação e gostaria de saber se Maputo esta aquecido com este ramo da informática.
    Parabéns pelo Blog…

  • Nely Maria

    Olá!!
    Para mim a cidade de Maputo é linda é realmente bem diferente do que as pessoas falam por aqui, estive la em fevereiro 2010 e
    adorei mesmo, as pessoas são encantadoras, ai que saudades dessa terrinha maravilhosa.
    Abraços a todos,

  • http://www.hotmail.com Almáquio Moacir Ferraz de Novaes

    Olá!Sou brasileiro de Salvador_Bahia,morei em Portugal(Lisboa)em 1989 e sempre tive vontade de conhecer países que fala a língua portuguesa,sou professor ainda não formado(tenho 51 anos),estudante de Direito(vou trancar está muito caro)fiz um curso de garçom reconhecido pelo Ministério do Turismo e tenho vontade de trabalhar em Maputo-Moçambique,como faço para consegui isto?Espero resposta.Um forte abraço.Almáquio Ferraz .almaquiomoacir@hotmail.com

  • Paulo Pereira

    Desculpa, no momento estou assistindo a palestra de um colega Professor sobre sua viagem a Moçambique.Confesso que não conheço a África, mas as fotos e slides que estão sendo apresentadas, inclusive da capital Moputo, não confere com todo este luxo apresentado nas fotos acima

  • geovana

    oi foi maravilhoso conhece sobre maputo ,ate por que eu conhece uma pessoa dai,me apaixonei,por isso fico tao contente ,um dia vou em maputo .

    • http://OLÁESTER Manuel Júlio Pereira Pinto

      Comunicação, a arte de falar um com o outro, dizer o que sentimos e pretendemos com clareza,ouvir o que o outro fala.É possivel que estejas pensando realmente necessário entre pessoas que se amam,preciso estar junto de ti dedo no dedo sabes jóia e nessa África Minha Maputo

  • Ana Marta Mota Mateus

    Espero um dia vir a conhecer……adoro viajar…a possibilidade é que não é muita….e a ver pelas fotos..!!!
    :) beijinhos e parabéns..

  • kita Andrade

    ola Gui!
    sabias palavras patentes neste blog e de facto refletem a real historia da cidade, acho que exitem ainda inumeros problemas aqui na nossa cidade conheco e vivo nela tems problema de ordenamento territorial e tambem da imagem

  • Luiz Carlos Domingues Cury

    Nos anos 80, precisamente em 1982 fui a Moçambique, para construir um conjunto habitacional na cidade da Beira, (270 casas com 70m2) Levei 32 operarios do Brasil e contratei mais 170 moçambicanos, após 90 dias todos estavam passando fome por falta de comida, iam até o oceano Índico pegar agua para cozinhar o arroz porque não tinha sal.
    Só indo lá para ver, acho que não melhorou nada, continuam comendo mas mãos dos cubanos e dos russos.

    • Orlando Oliveira

      Caro. Luiz Carlos Domingues Cury depois de enviar meu comentário sobre Maputo vi o seu comentário ao qual respondo assim:Agora é que é exploração, cooperantes a ganharem fortunas e o povo a passar mal. Tudo o que dá dinheiro a explorar está nas mãos de estranjeiros…me dá tristeza.
      Obrigado pelo seu testemunho.

    • orlando

      Olá Luiz Carlos.
      Voce tem toda a razão, não so em relação á cidade da Beira mas todas as ex colónias Portuguesas, excepto o Brasil, depois da independencia cairam na ratoeira dos paises ditos socialista, que não passam de paíse comunistas, e como diz o povo paises COMODISTAS.
      Eles entraram de mancinho explorando o povo até ao tutado, e pior que isso os dirigentes dessas novas nações como tinham as casas fartas não queriam saber se o povo passava mal ou não.
      Felizmente que tudo mudou e agora parece que as coisas estão se encarreirando para melhor.
      Fiquei satisfeito com seu comentátio, pois não podia ser mais real e verdadeiro.
      Orlando 

      • Miguel

        Caro Orlando, oseu tespemunho em relação às ex-colónias portuguesas está errado. Aconselho ver os números e estatisticas de Cabo Verde. Abraço

  • Orlando -oliveira

    Olá a todos os que por aqui passarem, e lerem o que foi, é, e será dito sobre Moçambique, Maputo em especial.
    Sou Moçambicano, vivendo em Portugal há 30 anos, mas ainda tenho o cheiro dessa maravilhosa terra, e dessa maravilhosa, grande e bela cidade, ainda erguida no tempo colonial.
    Para quem não sabe, moçambique é riquissimo, mas, infelizmente mal gerida. Só para que saibam o gás explodado no norte numa localidade chamada de PANDE é explorado pela Africa do Sul e depois volta para Moçambique ja engarrafado….Uma tristeza.
    Se tudo correr bem irei de ferias à minha fantastica terra no próximo ano.
    Um obrigado ao Guilherme de Freitas por Falar um pouco neste Blog sobre essa fantastica e Mistica terra Maputo ex Lourenço Marques.

  • Olga Fernandes

    Olá
    Li tudo com muita atenção nasci em moçambique(chimoio) mas infelizmente não me recordo de nada pois era muito pequena quando vim para portugal.Mas com essa descrição maravilhosa da cidade, da terra, do cheiro, fiquei com mais vontade de voltar. Obrigado a todos

  • http://www.mabangulane.blogspot.com Jaime Francisco Mabangulane

    SEM COMENTARIOS>>>>>>>!!!!!!!!!!

  • claudio augusto pereira da silva

    Olá,sou brasileiro gaúcho e atualmente estou morando no Estado de Mato Grosso,entrei neste site porque nesta noite sonhei que eu e alguns amigos estávamos morando na África com um povo africano que falava português cantado,contei o sonho para minha esposa que veio pesquisar sobre Moçambique.Por favor se tiverem como me ajudar gostaria que enviasse mais detalhes sobre Moçambique,quero conhecer e quem sabe se Deus quiser morar aí também.

  • rui costa

    Maputo não conheço. Lourenço Marques sim. Tudo que mostraram de bonito è Lourenço Marques. O resto é Maputo.

  • elizete

    procuro um amigo que estudou no brasil, minas, e nao temos noticias desde que ele foi para maputo.nome dele é naftal fernando cumba. se puder nos ajude.

  • Suzana Halima

    Oi Guilherme, tdo bem? Ja fizeste uma visita a Maputo? Se nao, apareca porque voce vai amar. Ba

  • Patricia

    Olá Guilherme,
    Parabéns, a cidade de Maputo realmente é um lugar interessante e nos convida a ter a vontade de conhecê-la, fiz amizade com um rapaz dessa cidade e a gente tá se comunicando, e a cada dia mais estou interessada em conhecer esse pedaço do mundo, ás vezes vivemos presos aos nossos problemas e não abrimos os olhos para outros lugares, obrigado por nos mostrar que existe pessoas e lugares como este!!!!!!!!!!!!

  • Celeste Gonçalves Panisset

    Olá, Estive em Maputo em junho de 2011 e vi uma cidade em progresso, muito diferente da imagem que geralmente divulgam.Os Super Mercados muito bem abastecidos.Os shopings muito bonitos.Fui ao museu que é algo maravilho todos os bichos em tamanho natural.A feira a céu aberto, com o seu artezanato em pau preto e suas gravuras de batique, maravilhosos. O seu povo acolhedor, gentil e cortez. As belezas naturais, como o sol cor de fogo, batendo no espelho da baia de Maputo, e iluminando o céu.A praia de Bilene com a sua água limpa, morna, calma.E o clima que é muito parecido com o do Rio de Janeiro, Brasil.Espero um dia voltar para ver um pouco mais as maravilhas que deixei de conhecer e conviver um pouco mais com esse povo maravilhoso.
    Abraços a todos.

    • Guilherme Freitas

      Legal Celeste. Estou planejando de ir a Maputo ano que vem. Legal seu comentário e dicas, me deixou com mais vontade de ir para lá.
      Obrigado pelo comentário e um abraço.

  • http://casamentoaoluar.blogspot.com Luar

    Estou a desenvolver um blog sobre casamentos e gostaria de incluir links para locais onde se realizam recepções de casamento “copo d’água”, contudo até agora só encontrei hotéis em Maputo que organizam casamentos.
    Se alguém tiver essa informação, por favor deixem um comentário no meu blog http://casamentoaoluar.blogspot.com ou então enviem-me um e-mail casamentoaoluar@gmail.com.

    Obrigado

  • lino sixpence

    Gostei imenso ver o meu peis descrito por mocambicanos, apenas falta a verdade da historia de mocambiqque porque nestes dias ve se grandes contradicoes da realidade da historia de mocambique , queremos que os nossos filhos conhecam o mocambique real, obrigado meu povo!

    • Orlando Nogueira

      Olá Lino Sixpence.
      Li o seu comentário sobre o que se escreveu sobre Moçambique. Sou Moçambicano tambem e gostaria se possível trocarmos ideias sobre tudo, visto estar para breve a minha ida a Moçambique, terra onde nasci.

  • Darci sardinha Costa

    Oi meu nome é Darci Sardinha Costa ,gostaria muito de trabalhar e conhecer essa linda capital ,,trabalho com pedras preciosas sou lapidario ,quem sabe não aparece uma oportunidade não é ? , meu e-mail dsardinha@brturbo.com.br,, um abraço a todos ………..

  • Mateus Neto

    sem palavra para expressar a minha alegria sobre a cidade de maputo e vosso pais destendo um aperto de a todos do Rovuma ao Maputo e um Kanimamo a todos
    Mateus Neto angolano com amor a este querida terra

    • Orlando Nogueira

      Olá Mateus Neto. Vim aqui só para fazer uma pequena corecção…é KANIMAMBO….não KANIMAMO.
      Abração e obrigado por gostar a da minha terra fantastica.

  • silvio ramos

    eu silvio ramos fui agraciado por Deus  e conheci  15 paises do continente africano e morei em maputo e na africa do sul

  • Plinio Travagline

    Cara, achei a cidade linda e é um sonho meu conhece-la, vou com certeza e aproveito a oportunidade para uma pergunta,, gostaria de saber se conhecem alguem ligado ao futebol em Moçambique, meu filho é treinador de futebol, tem 22 anos é formado em educação fisica e pós graduado em futebolna universidade federal de Viçosa,MG, ja trabalhou em  clubes dos EUA como treinador de categorisas de base no Brasil foi treinador do Sport no campeonato mineiro, gostaria de obter algumas informações.

  • Orlando

    Tenho um vizinho vindo do Brasil, e em conversa surgiu falarmos de Maputo EX Lourenço Marques. Em seguida ele perguntou onde ficava. Expliquei que era a capital de Moçambique, e qual o meu espanto ele não sabia onde ficava Moçambique, e muito menos que a limgua falada nesse país era o Portugues. Fiquei bastante admirado, ele uma pessoa formada não ter conhecimento quais os paises no mundo que falam Portugues,
    Obrigado pela oportunidade. Fica o meu elogío a essa magnífica cidade de Maputo, que rebatizaram com o nome de Pérola do Indico, por ser tão bonita, aerosa e de gente muito simpática.

  • efrayme

    Meu país minha terra gloriosa , Moçambique amo meu país covido vos pra conhecer

  • ELIZANDRA

    LINDA A CIDADE EU NAO CONHEÇO MAIS VOU SONHAR EM IR CONHECELA .

  • ELIZANDRA

    PRA VIR DE MONÇANBIQUE PRA O BRASIL COMO E E COMPLICADO?

 
 
 
Powered by Hotcourses Brasil
 
ApostasOnline.com: Apostas de futebol nos campeonatos brasileiros e mundiais