jul 2009 31

por Guilherme Freitas
cidades@blogdacomunicacao.com.br

Essa história pode parecer ser um conto de fadas, mas não é. Ela é real. É a história de Diego Bergamini, um jovem de 24 anos, natural de Curitiba, que deixou a miséria para trabalhar em uma multinacional e agora embarca para a Europa para estudar graças a uma bolsa de estudos. Há 15 anos atrás, Diego vivia com a mãe e ambos sobreviviam com uma renda mensal de R$ 300,00. Graças ao bom desempenho escolar, o jovem acabou sendo selecionado para receber benefícios do Programa Bom Aluno, criado pela empresa BS Colway Pneus através do Instituto Bom Aluno do Brasil (IBAB). Era a chance de mudar de vida.

Então aluno da quinta série do ensino fundamental, Diego iniciou seus estudos no Programa Bom Aluno. Diego permaneceu estudando em escolas públicas até a oitava série, onde recebia apoio do programa social e tinha benefícios como transporte, material escolar, uniformes, aulas extraclasse de e curso preparatório para o segundo grau técnico. No ensino médio ele passou a estudar em uma escola particular com bolsa integral e passou no vestibular da Universidade Federal do Paraná e ingressou no curso de Administração Internacional de Negócios. Mesmo após se formar em 2005, Diego continuo recebendo apoio do Programa Bom Aluno.

Diego Bergamini no II Encontro Anual de Franquias do IBAB em 2007 - Crédito: Fabio Riesemberg/Enfoque Comunicação & Eventos
Diego Bergamini no II Encontro Anual de Franquias do IBAB em 2007 – Crédito: Fabio Riesemberg/Enfoque Comunicação & Eventos

Diego é atualmente coordenador de trade marketing da indústria alimentícia multinacional Kraft Foods, em São Paulo, responsável pelo atendimento do Wal Mart. E ele não parou por ai, já que obteve recentemente uma bolsa de estudos para concluir mestrado em Marketing Management na Università Commerciale Luigi Bocconi, em Milão, na Itália. Em setembro Diego inicia mais um capítulo na sua vida de superação e conquistas.

O Programa Bom Aluno, é um programa assistencial do IBAB e criado em 1993, na capital paranaense, Curitiba, proporcionando educação a crianças e jovens carentes que tenham bom desempenho nas redes públicas de ensino. O programa conta atualmente com 217 alunos e 107 deles estão em Universidades no momento. Além BS Colway Pneus, diversas outras empresas apóiam o programa. Para conhecer mais sobre o Programa Bom Aluno acesse o site do projeto clicando aqui.

Colaborou  Fabio Riesemberg, da Enfoque Comunicação & Eventos

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Guilherme Freitas

Nasceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1986, é jornalista formado pela UniFIAMFAAM, vegetariano desde os quatro anos e pós-graduando em Globalização e Cultura pela FESPSP. Desde 2006 colabora com o site especializado em natação Best Swimming e é correspondente de imprensa da FINA (Federação Internacional de Natação) no Brasil. Também já trabalhou no LANCE! e no Diário de São Paulo. Em 2006, iniciou com seu amigo e também jornalista James Freitas na época da faculdade o BLOG DA COMUNICAÇÃO, que cresceu e ganhou ares de profissionalização. Em abril de 2010 fez um estágio na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York e planeja fazer um mestrado sobre democracia e direitos humanos na África no futuro.

2 comentários

  1. Apesar de todos os problemas e dificuldades que passa a educação brasileira, este é um bom exemplo que mostra que ainda vale a pena estudar.

    Abraços

  2. Rodrigo Piva disse:

    Que exemplo incrível, Guilherme. Este é um belo projeto e merece toda a divulgação. Espero que seja seguido pelos demais Estados brasileiros.

    Abraços

Deixe um comentário!