DE VILÃO A PARCEIRO4
Escrito por Fernanda Garcia | Postado em Saúde | Tags: chocolate, ciência, coração, dieta, estudos, medicina, pressão, Saúde
por Fernanda Pereira
fernanda@blogdacomunicacao.com.br
A ciência não se decide, volta e meia alguns dos maiores vilões das dietas surgem como as novas descobertas para uma vida mais saudável. A pimenta que antes era culpada, agora é aliada. O vinho, a mesma coisa. Mas nada supera o vai e vem do chocolate. Não é raro vermos notícias que afirmam que a delícia (sim, eu sou chocólatra) pode causar diversos problemas, boicotar dietas e mais um monte de problemas que cercam seu consumo. Como também não é nada raro lermos manchetes como essa: “Chocolate amargo reduz pressão em 15 dias, diz estudo“. Para não correr o risco é melhor estudar bem com um nutricionista quais os alimentos mais indicados para a sua dieta, na falta de uma consulta com um profissional, vale sempre a parcimônia (se é que isso é possível em se tratando de chocolate). Mas vamos aos estudos sobre o chocolate e a pressão.
Um estudo publicado na edição de setembro da revista científica “Journal of Nutrition“, sugere que comer alguns gramas de chocolate meio-amargo enriquecido por dia durante duas semanas pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Compostos conhecidos como flavonóides, presentes no cacau, principal ingrediente do chocolate, seriam os responsáveis pela ação benéfica do alimento. O consumo de chocolate enriquecido com os compostos ajudaria na redução da pressão sangüínea e da resistência à insulina – fatores que contribuem para diminuir o risco de doenças cardíacas. sso porque os flavonóides impulsionam o aumento da produção de óxido nítrico – uma substância química produzida pelo corpo que atua no relaxamento e dilatação das artérias.
Outras pesquisas já haviam indicado os benefícios do cacau enriquecido com flavonóides na redução do risco de problemas cardíacos. No entanto, os pesquisadores ressaltam que a pesquisa atual demonstra os efeitos a curto prazo do consumo dessas substâncias na prevenção de doenças cardíacas. Mas June Davison, especialista da British Heart Foundation (BHF), que trabalha para combater doenças cardíacas, afirmou que é preciso ter cautela com a dieta. “É importante lembrar que o chocolate é normalmente parte do problema de saúde cardíaca, não a solução”, disse.
Resumindo, é claro que todo mundo pode comer um chocolate vez ou outra, mas a antiga dica de consumir sempre vegetais e frutas, continua sendo a melhor pedida para o consumo de antioxidantes sem se preocupar com a gordura dos chocolates. Mas que nada substitui o prazer de uma barra de chocolate, isso é fato.

, 25 anos. Sou a filha mais nova e inconseqüente de uma família paulistana, uma paulista solta nesse mundão de meu Deus. Estudante do 3° ano de Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). Nunca pensei em ser jornalista por dinheiro, pra ficar rica, pra aparecer na TV, pra ser famosa. Jornalismo para mim está muito além de tudo isso. Quero contar as boas histórias do cotidiano, da vida real, das pessoas comuns de todos os dias. Jornalismo é arroz com feijão, todo o resto é uma mera fantasia da profissão. Me decidi pelo Jornalismo muito antes de entrar na faculdade, e hoje vivo a certeza inconstante de que ele é tão indissociável de mim quanto a vodcka do limão. Sou uma “ledora” inveterada, leio tudo o que me cai em mãos, leio o tempo todo. “Escrevedora” compulsiva, viajante apaixonada, adoro música e às vezes ataco de cantante. Mas gosto mesmo é de café, forte. O Blog da Comunicação é meu primeiro trabalho na área, com prazos e temas a cumprir e vou trabalhar com paixão e acima de tudo personalidade para fazer desse espaço algo que valha a pena, não só para quem escreve, mas acima de tudo para vocês que lêem.









hehehe muito bom… o chocolate é o meu remédio na TPM! rs
bjos
reduz a pressão, mas continua engordando.
Viva o chocolate! Parabéns pelo ótimo artigo Fernanda! Um abraço.
Ah gosto de comer chocolate de vez em quando. As vez nem ligo, mas outras vezes como sem parar. O ruim são as espinhas que ficam…