Eventualmente será preciso rever política de valorização do salário

O que é o Salário Mínimo? Inúmeros trabalhadores brasileiros recebem remunerações baseadas no salário mínimo 2019. Ele é de suma importância para inúmeros trabalhadores da iniciativa privada e também na iniciativa pública. Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o mesmo e como ele é determinado.

Quem acompanha as informações sabe que esse salário passa por um reajuste todos os anos com intuito de não perder o seu valor nominal e nem reduzir o valor de compra. Se você também recebe uma remuneração que é baseada nesse salário, procure se informar mais respeito para entender como ele funciona. O governo federal é o responsável por administrar esse salário e as suas respectivas alterações e reajustes.

Salário Mínimo

O surgimento desse salário ocorreu no Brasil na década de 30 através da lei n° 185 e do Decreto lei n° 399 que são as responsáveis por regulamentar a instituição do mesmo. Desde então ele tornou-se importantíssimo para a renda familiar de inúmeras pessoas e trabalhadores brasileiros.

Com o tempo esse salário foi passando por atualizações e mudanças, hoje ele sofre reajuste todos os anos. Quem define essas atualizações é o Congresso Nacional juntamente com o veto do Presidente da República. O produto interno bruto – PIB tem uma grande influência no valor do salário mínimo 2019.

O plano plurianual também é responsável por administrar essa atualização, afinal de contas o governo só pode autorizar aquilo que está previsto na lei do orçamento para o ano vigente.