jan 2010 29

Por Leandro Lopes

culturaeentrenimento@blogdacomunicacao.com.br

Hoje o http://twitter.com/ faz sucesso e jornalistas utilizam cada vez mais este meio para interagir com seu público e transmitir notícias em poucos segundos e de forma gratuita.

Somam-se a este sistema de atualização “minuto a minuto”, os blogs, podcasts, vídeos e outros meios de comunicação desta era tecnológica que fazem da notícia um produto difundido de forma cada vez mais rápida.

Grandes coberturas jornalísticas serão lembradas para sempre. Grandes coberturas como a capa do Jornal “Ultima Hora” do dia 24/08/1954, dia em que foi noticiada pelo jornal criado por Samuel Wainer a morte de Getúlio Vargas.

O Jornal Ultima Hora marcou a imprensa brasileira e através de suas matérias narrou a vida de três épocas importantes para a política nacional: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Três presidentes acompanhados de forma especial pelo fundador da Ultima Hora e conseqüentemente por sua obra.

Felizmente a história foi preservada. O acervo digital do jornal está no ar.

São onze anos de exemplares digitalizados, com ótima qualidade e grande teor histórico. Você escolhe um ano, um mês e uma data e o arquivo digitalizado aparece em sua frente, é história viva!

Esta é uma riqueza brasileira que deve ser preservada e divulgada para novas gerações de jornalistas, de engenheiros, de médicos, de professores, de alunos e de cidadãos.

http://www.amigosdoarquivo.com.br/uhdigital/

Segue outra capa histórica do Ultima Hora. Clique no link acima e aprecie com moderação, pois vicia!

Siga-me no twitter.

Cornete-me ou pergunte-me algo.

De olho neles.

Abraço,

Leandro Lopes.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Leandro Lopes

Estudante de jornalismo, 21 anos de idade, filósofo por natureza e como bom ouvinte de reggae, um holofote de bons sentimentos e vibrações. Assíduo participante de discussões políticas e interessado em tudo que gera comunicação, defende que o jornalismo correto (ou próximo disso) é aquele baseado na máxima que diz: "O bom jornalista é feito de conhecimento e coração!" Constantemente buscando conhecimento e ininterruptamente baseado no coração ostenta com orgulho o título de brasileiro, jornalista e tricolor!

5 comentários

  1. Leandro Lopes disse:

    “Mesmo sem arroz e feijão, o Brasil é Bicampeão!”

    Desculpem não me contive, isto é SENSACIONAL!

    Saudoso Wainer.

  2. Dani disse:

    excelente!!!!
    muito bom saber que temos um arquivo jornalistico on line,é como fazer parte da história!
    Já está nos meus favoritos!!!!
    Saudoso Wainer [2]

    • Leandro Lopes disse:

      É exatamente como fazer parte da história ou ao menos, poder voltar no passado e acompanha-la!

      Obrigado pela resposta!

      Abraço.

  3. [...] This post was mentioned on Twitter by blogcomunicacao and Leandro Lopes, Leandro Lopes. Leandro Lopes said: Ei amigo prestigie: pura cultura brasileira! http://vai.la/yw4 Da um clik, leia, aproveite com moderação e comente! Faz bem pra cidadania!!! [...]

  4. Guilherme Freitas disse:

    Bacana esse acervo digital, com muito da história do jornalismo brasileiro. Sou fã do jornal impresso, pois sempre o li. Mesmo que essa editoria enfrente crises, jamais vai deixar de existir. Abraços.

Deixe um comentário!