O PLANETA PEDE SOCORRO8
Escrito por Guilherme Freitas | Postado em Meio Ambiente | Tags: chuvas no Brasil, Furacão Katrina, Guilherme Freitas, Mianmar, terremoto de Bam, tragédias ecológicas, Tsunami
por Guilherme Freitas
meioambiente@blogdacomunicacao.com.br
Nos últimos anos a natureza provou que não está de brincadeira. Terremotos, deslizamentos de terra, chuvas, furacões, tsunamis. Após anos sofrendo as agressões do ser humano o planeta resolveu se rebelar usando a força da natureza, que em muitas ocasiões é incontrolável. No post de hoje, listo cinco momentos recentes e dramáticos que a humanidade teve que enfrentar. Em todos milhares de vidas foram perdidas e prejuízos acumulados.
2003 – Terremoto em Bam
A cidade iraniana de Bam foi quase que destruída em 2003. Um terremoto de 6.6 na escala Richter (o máximo é 9.0) atingiu a histórica cidade e arrasou 70% do local, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Fontes afirmaram que 80 mil haviam sido mortos no terremoto, mas o número oficial não chegou a 30 mil.
2004 – Tsunami no Oceano Índico
O fenômeno aconteceu após um terremoto no Oceano Índico, no dia 26 de dezembro. Ondas gigantescas invadiram o continente asiático e uma parte da costa africana matando mais de 280 mil pessoas. Houve comoção mundial e ajuda humanitária internacional para as nações mais afetadas pelo tsunami.
2005- Furacão Katrina
O mês de agosto de 2005 ficará marcado para sempre na memória da humanidade e da população da cidade de New Orleans. Um furacão de escala 5 (a categoria de força máxima), arrasou a cidade, deixando milhares de mortes e desabrigados. A população pobre e negra da cidade foi a que mais sofreu com o furacão, ficando ilhada. O presidente George W. Bush foi criticado por ter demorado a agir.
2008 – Furacão em Mianmar
Centenas de pessoas perderão a vida após um furacão assolar um dos países mais fechados do mundo. Em Mianmar, antiga Birmânia, o furacão Nargis acabou com aldeias e regiões pobres no sul do país. A junta militar que governa o Mianmar recusou ajuda internacional e impediu que donativos chegassem até as regiões atingidas. Fontes disseram que o governo ficava com boa parte da ajuda enviada.
2008/09 – Chuvas pelo Brasil
As chuvas não deram tréguas aos brasileiros nos últimos anos. Ano passado Minas Gerais e Santa Catarina sentiram na pele a força da água. Em Minas enchentes tumultuaram o interior e a capital Belo Horizonte. Pior aconteceu em Santa Catarina, com deslizamentos de terra e enchentes colossais. Centenas de pessoas morreram e milhares ficaram sem casa. Esse ano, o alvo das chuvas foi o Norte e o Nordeste. A regiões tiveram cheias de rios e enchetes que destruíram casas, vidas e propagaram doenças. Ajuda de doações chegaram aos locais afetados, mas o governo não mostrou muito empenho em ajudar.
Recordar o passado e fatos históricos é sempre bom e necessário. Às vezes é inevitável olhar para trás e não tirar lições do que vivenciamos. A pergunta que fica é até quando o homem vai continuar provocando a natureza? Difícil de responder. Mas pense nisso…

Nasceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1986, é jornalista formado pela UniFIAMFAAM, vegetariano desde os quatro anos e pós-graduando em Globalização e Cultura pela FESPSP. Desde 2006 colabora com o site especializado em natação Best Swimming e é correspondente de imprensa da FINA (Federação Internacional de Natação) no Brasil. Também já trabalhou no LANCE! e no Diário de São Paulo. Em 2006, iniciou com seu amigo e também jornalista James Freitas na época da faculdade o BLOG DA COMUNICAÇÃO, que cresceu e ganhou ares de profissionalização. Em abril de 2010 fez um estágio na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York e planeja fazer um mestrado sobre democracia e direitos humanos na África no futuro.












Parabéns! Bela abordagem! Verdade que nosso povo não costuma aprender muito com crises. E e esta a função delas: o aprendizado.
Quantos desastres naturais serão precisos para a população mundial se dar conta do que fazem com o meio ambiente????
Os sinais da natureza estão cada vez mais claros. Infelizmente muitas mortes ainda vão acontecer as custas de líderes que acham que um mundo sustentável não combina com uma economia promissora, quando na verdade é exatamente o contrário.
Abraços
A natureza nunca brincou. Nós é que brincamos e abusamos sempre dela!
Quando vamos acordar? Estamos em estado de alerta e não é de hoje!
Parabéns por abordar o tema.
abração
andrea
[...] Blog da Comunicação O Planeta pede socorro [...]
Realmente ta difícil. Estamos destruindo nosso Planeta.
estamos querendo salva uma parte da mata 15 hectares de terra uma mata atlântica que estão querendo derrubar . neste local a duas fonte de agua mineral, ym riacho , muitas arvores frutiferas , plantação de hortas etc, como tambem queremos colocar uma casa de recuperação de drogados , pois uma usina aqui em pernambuco esta oferecendo ao proprietario o valor de duzento mil reais , para derrubar e platar cana de açucar , e proprietario que nos verder por cento e cinquenta mil , nos ajude a conservar a natureza
nosso email é gilmarmendess@bol.com.br
nosso endereço é
Rua Honorato Fernandes da Paz, 1250 – Paulista – Pernambuco – Brasil
CEP -53435550 – Janga- Paulista- nosso Blog – (ipj.zip.net) – CNPJ- 05904857000150 -
VAMOS SALVAR O PLANETA ELE ESTÁ PEDINDO SOCORRO OLHEM ESSAS CHUVAS DESCONTROLADAS MATANDO MUITA GENTE, VAMOS AJUDAR O PLANETA
BEIJOS E ABRAÇOS DE TYFFANNY