Pessoas que devem comprovar o pagamento do seu imposto retido em fonte

A restituição Imposto de Renda é algo que muitas pessoas têm interesse de saber, pelo fato de a mesma promover a devolução de uma parte do valor pago pelo tributo. Desta forma fique atento na hora de realizar a declaração, pois é nessa hora que você deve colocar tudo que foi gasto em despesas médicas seja ele qual for, para que assim você possa ir ganhando descontos que venha a ser restituído para você.

Quem tem direito a restituição?

Tem direito à restituição do Imposto de Renda 2022 as pessoas que comprovarem que o pagamento do seu imposto retidos na fonte foram acima do valor devido à receita. Ou seja, todo valor que for gastado com despesas médicas deverá ser apresentado, para que assim você possa receber a uma parte desse valor restituído.

É importante afirmar que os contribuintes que cometerem erros de valores seja um valor a mais ou a menos na declaração anual imposto de renda será pego na famosa malha fina, e só receberá a restituição desse valor após a autorização da Receita Federal, por isso fique sempre atento nesse requisito.

Como receber a restituição?

A restituição IRPF é realizada em 7 lotes mensais, já para receber o valor da Restituição é preciso que você declare corretamente todo o gasto anual e tenha todos os documentos em mãos, para que quando chegar o momento de restitui-lo você esteja com tudo em ordens.

Vale informar que acima de 60 anos e quem entregou a declaração com antecedência terão prioridade na hora de receber. Vale ressaltar que você deve cadastrar uma conta corrente para ter direito ao recebimento.

 Como consultar os lotes da restituição?

Para realizar a consulta Imposto de Renda dos lotes da restituição é preciso que você entre no site da Receita Federal e ir na opção de “Consulta”. Desta forma você terá que apresentar o número do seu CPF, além da sua data de nascimento e do ano de exercício que você quer solicitar.

Caso não tenha êxito na consulta você deverá ligar para o 146 para falar com um dos atendentes da Receita fone.

Conclusão

Como já sabemos a declaração de imposto de renda 2022 é um documento obrigatório para todas as pessoas que receberam um valor acima de R$ 28.559,70 no ano passado.

Caso você não o declare a pessoa não consegue tirar passaporte, nem prestar um concurso público ou mesmo fazer empréstimos e financiamentos, também se você for vender um imóvel não irá conseguir nem mesmo tirar a certidão.

Desta forma fique atento ao imposto de renda 2022 e realize-o dentro do prazo. Caso ainda tenha alguma dúvida referente ao assunto, deixe o seu recado que iremos te responder o mais breve possível. Caso deseje mais informações, entre no site da Receita Federal. Boa Sorte!!