POR Guilherme Freitas 6 ANOS ATRÁS
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Detalhes e curiosidades de um dos maiores aviões do mundo

por Guilherme Freitas
tecnologia@blogdacomunicacao.com.br

Um dos gigantes que cortam os céus pelo mundo afora será o destaque de hoje aqui no Blog da Comunicação: o Boeing 777. Maior bijato do planeta, este enorme avião é usado apenas para vôos de longa duração, normalmente de um continente ao outro. Além disso, ele foi planejado totalmente através de computadores, ou seja, é uma máquina com poucas características humanas. O 777 voou pela primeira vez no dia 12 de junho de 1994 e ele é também o primeiro avião “fly by wire”, onde os comandos executados pelo piloto são transmitidos através de impulsos eletrônicos até a superfície de comando da aeronave.

Na classe econômica os passageiros tem direito a telas de TV individuais – Crédito: Divulgação

O Boeing 777 é muito grande, bem maior que o 747, o famoso “Jumbo”. Ele tem cerca de 63m de altura e 61m de envergadura. A cauda do avião também é longa, chegando a quase 18m de comprimento. Ele é espaçoso, conseguindo levar mais de 400 passageiros por viagem para as três classes que foi projetado (primeira, executiva e econômica). Sua velocidade máxima é de cerca de 950 km/h e como ele tem medidas extremas, não consegue pousar em pistas menores a 2,5 km de extensão.

Por dentro o Boeing 777 parece ser maior ainda. Ele dispõe de mais de 30 lugares na primeira classe e na classe executiva, além de mais 300 na econômica, onde as poltronas são distribuídas em três colunas de três assentos. Para melhor conforto, todos os assentos possuem uma tela de TV individual, onde o passageiro assiste ao que quiser e pode manusear uma espécie de controle remoto ligada ao assento para selecionar a programação desejada.

O 777 da Aeromexico que faz diariamente a rota São Paulo/Cidade do México – Crédito: Divulgação

Uma característica do 777 são suas potentes turbinas. São apenas duas, ambas localizadas abaixo das asas. Os motores dessa aeronave são mais silenciosos que o das outras versões da Boeing e têm cerca de 40% a mais de potência do que o Boeing 767, seu antecessor. O 777 também tem asas que são aerodinamicamente “perfeitas”, permitindo que o avião suba com mais agilidade, além de desenvolver uma boa velocidade no ar.

No momento diversas companhias aéreas detém o 777, como a American Airlines, Emirates e a British Airways. Nas companhias aéreas nacionais, a TAM já pediu oito aeronaves à Boeing para suas rotas internacionais (Frankfurt, Londres e Paris). A Gol não detém esse avião e a Varig, antes da falência, chegou a ter seu 777.

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COMENTÁRIOS
MAIS SOBRE Guilherme Freitas
Nasceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1986, é jornalista formado pela UniFIAMFAAM, pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESPSP, apaixonado por esportes e geopolítica, além de ser vegetariano desde os quatro anos. Trabalhou para as Organização das Nações Unidas em Nova York, é correspondente de imprensa da FINA (Federação Internacional de Natação) no Brasil e jornalista na revista Swim Channel.
CONFIRA TODOS OS POSTS DO AUTOR
  • http://andisaidgoddamn.blogspot.com/ Fernando Gomes

    Nada entendo de aviões, mas achei o post bem explicativo e esclarecedor..
    continue com o bom trabalho
    ;D

    ______________________________
    Todo dia tem post novo e
    hoje tem notícias de televisão em:
    http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/

    • Florentino Espezim

      Creio9 que o autor se equivocou ao informar que o 777 tem 63 m de ALTURA, ao invés de COMPRIMENTO.

  • http://farmaco-fobia.blogspot.com Amstalden

    Esse avião é demais mesmo… Eu embarquei nele uns 4 anos atrás, quando fui de Sampa para Paris, pela AirFrance… O seu conforto interno é mesmo insuperável.

    Parabéns pelo post!

    • adrian naovais

      é mesmo muito comfortavel

  • http://www.blowgh.wordpress.com Antonoly

    Quem sabe um dia, quando tiver um dindin sobrando, eu não faça uma viagem a bordo dessa belezinha?

    Um abraço e ótimo post!

  • Gabiiih

    Gosto bastante de aviao
    Gostei bastante do blog

  • http://marceloon.blogspot.com ma

    legal o trabalho d vcs
    blog interativo em cores lindas
    até

  • http://www.jornalistaruitherferrao.blogspot.com Ruither Ferrão

    Viajei em um 777 para Miami. É em avião extremamente confortável e gigante. Parabéns pela matéria Guilherme! Um abraço.

  • James

    Fico na espectativa de viajar num avião desse porte!
    Mto bom o post!

    abs

  • http://joaoaquila.com joão áquila

    nunca viajei de avião. muito menos entrei num. quero parabenizá-lo pela iniciativa, qual jornalista meia boca iria descrever um avião? só os ótimos.
    parabéns!

  • juliana

    Amei o trabalho de vcs , do blog, edas fotos queria saber como é um avião por dentro como nunca fui num avião valeu bjs!

  • Rogerio Carvalho

    Muito lindo o interior maravilhoso mesmo veleu pela iniciativa com essa vossa ideia so aumentam o nosso nivel de aprendizagem valeu mesmo than´s.

  • bruno

    reportagem muito boa!!
    sempre tive curiosidad de ver por dentro um aviaodesse porte!
    parabens

  • Humberto

    Ja voei muitas vezes no 777. Pela Singapure, Air France, Briths, etc.

    No dia 03/06/09, sai num 777 da TAAG, de Luanda para Beijing. Fiquei assustado quando vi a velocidade atingida de 1050 Km/h.

    Isso coloca em risco o voo?

  • Marcos

    ESSE AVIÃO É MARAVILHOSO… JÁ FUI 2 VEZES P/ SANTIAGO.ELE TEM UMA CAMERA NO BICO,QUE FILMA FORA DO AVIÃO, QUE PARECE QUE VC TA NA POLTRONA DO COMANDANTE.
    QUANDO ELE TÁ POUSANDO VC VER A CABECEIRA DA PISTA PERFEITO.

  • ciro castanho

    muito lindo e confortavél,prabéns pela matéria guilherme,mas eu ando assonbrado me perdoe….mas faz parte da nossas vidas.att ciro.

  • Einaudi

    Já viajei no maior 777, é um dos aviões mais gigantescos que conheço, perdendo apenas para o airbus 380… a configuração interna, nja econômica é 3 4 3.

    Muito silencioso tambem, um dos melhores!

  • eduardo

    eu ja viagem de avião uma vez com a gol (nacional), mais irei viajar para os EUA, e se eu tiver opição de escolha, irei com um 777-200, com a american airlines!

    Parabens, bom trabalho!

  • http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0 Tochio Eduardo

    Legal mesmo,gostei do blog,abraços !

  • Samuel Renovato de Lima

    Gostei da matéria, já viajei para a Europa e
    o oriente no Jumbão porém o 777 da matéria é
    extremamente bonito e espero quando o dindin
    melhorar fazer um voo no bichão. Parabéns

  • POLANSKI

    Ainda vou comandar uma beleza desta.

  • igory

    eu ja andei num melhor ke esse cada bilhete custou cerca de 4000 mil euros.tinha td o aviao playstation televisao para cada 1 comida a descricao…etc era fixe so ke metia medo era de 2 andares.eu gostei este ano vou andar num parecido.vou para las vegas…….nap estou a mentir se kiserem acreditar akreditem

    • Alex

      Esse português foi completamente assassinado…mas isso não vem ao caso.

      1º – Um bilhete de avião para custar isso ou é em 1ª ou em executiva.

      2º – Para ter 2 andares ou se trata de um A380 ou de 747.

      3º – Os sistemas de entretenimento variam consoante a companhia aerea. Os aviões são costumizados a quando a sua aquisição.
      Em todo o caso não será playstation e sim outro sistema qualquer de jogo e video individual por lugar e que hoje em dia já começam a ser triviais e disponibilizados em classe ecomónica.

      4º – Comida à descrição??? Não me parece. Terá direito a uma ementa que varia consoante a classe e às refeições normais.

      5º – Medo? Porque? Quanto maior o avião, mais estável se torna. Talvez um pequeno monomotor de 5 lugares que abana com qualquer ventinho possa meter medo. Andar num bicho com 70 metros de comprimento é quase como estar parado no chão.

    • Anderson

      Mentiroso!!!

  • Raphael

    Legal, só erra ao dizer que o 777 é bem maior que o 747, o 777-300 tem aproximadamente o msm tamanho e o 777-200 é ligeiramente menor que o jumbo.

  • Raphael

    Ei Igory, pq acha q provavelmente o airbus A380 “dois andares”, é melhor q o 777?
    O q tem dentro da aeronave depende muito do que a companhia oferece, as vezes indiferente do modelo.

  • http://hdproduçõesvisuais hercules dornellas

    É uma maravilha de aeronave., tive prazer em trabalhar em varias e dedicar-me a manutenção de aeronaves na Varig-galeão. O B-777-200 e 300 ER, são as mais modernas do mundo.Uma verdadeira delícia poder entrar estar em uma.Pena que o sonho acabou para a Varig em não mais poder voar e eu ter me aposentado.Agora só me resta ter saudade e guardar lembranças de tudo que vivi na aviação.

  • http://Luanda/Angola Catumbela

    Fico feliz,pelo grande trabalho e desenpenho,prestado pela compania Boeing:eu por ex:ja viajei varais veses de avião tais como A380,B737-200,B737-700 e outros ficaria ainda mas feliz quando um dia tever a bordo do Boeing 777.sei que isto ira de acontecer.e a Boeing continui com o seu belissimo trabalho abs.

  • Rinaldo Patricio

    Sou um amante da aviaão, adoro ver essas aeronaves enormes decolando e aterrizando, vou sempre que posso no aeroporto (guarulhos) lindo demais esses 777 300ER, a TAM já possui acho fenomenal

  • Rogerio

    Uma maravilha de avião! Em breve todos nós seremos um pouquinho donos daquele que esta sendo comprado quando a Presidente Dilma passar a utiliza-lo (conforme a Wikipédia sobre os aviões Presidenciais brasileiros).

    Cronologia dos Aviões Presidenciais

    Presidente Lula a desembarcar da aeronave.1941 – Lockheed L-18 Lodestar C-66 FAB VC 66 – Adquirido por Getúlio Vargas;
    1954 – Vickers Viscount FAB VC 90 – Foram adquiridos duas aeronaves no governo de Juscelino Kubitschek;
    1968 – BAC 1-11 FAB VC 92 – Adquirido no governo do general Artur da Costa e Silva;
    1976 – Boeing 737-200 FAB VC 96 – O general Ernesto Geisel adquiriu dois que depois foram apelidados de Sucatinha;
    1986 – Boeing 707-320c FAB KC 137 – Foram adquiridas duas aeronaves por José Sarney e apelidadas de Sucatão;
    2005 – Airbus A319CJ FAB VC1A – O atual Avião Presidencial do Brasil, para viagens transcontinentais, é o Airbus A319 Corporate Jetliner – A319CJ. Foi entregue em Brasília em 15 de janeiro de 2005. Substituiu o defasado Sucatão e foi apelidado de Aerolula;
    2011 – a presidenta Dilma Roussef começará a utilizar um boeing 777, pois o ex-presidente Lula achava um absurdo ter que para para abastecer “sua” aeronave

  • Alex

    Apenas algumas correcções:

    Quando diz “O Boeing 777 é muito grande, bem maior que o 747″ não está correcto. A dimensão do 777 está entre a do 767 e a do 747.

    Quando diz “é também o primeiro avião “fly by wire”, onde os comandos executados pelo piloto são transmitidos através de impulsos eletrônicos até a superfície de comando da aeronave.” não está correcto. O 777 é o 1º avião fly by wire da boeing mas não O PRIMEIRO. A Airbus foi a pioneira nesse campo e todos os medelos de seus aviões são fly by wire.

    Relativamente à dimensões o 777 perde para o 747 e para os Airbus A340-600 e A380.

  • Vitor

    Uma delícia de aeronave, trabalhei na varig e vi no próprio 777-200ER, um banho de conforto e sem falar na tripulação, com comissárias verdadeiras damas, com descrição, elegância e cmte pousando em CDG o colosso como se fosse uma pena. Tempos que não voltam mais. A aviação aqui no Brasil não tem e acho que não terá o mesmo prestígio e brilho de outrora quando tínhamos uma empresa de bandeira genuinamente brasileira e orgulho de todos os funcionário que ali trabalharam com muito amor e dedicação. Ass. Variguiano

  • Armando

    Matéria legal.Já andei num 777-200.Sou curioso p/ saber informações sobre aviões,por isso,Guilherme,tenha cuidado ao dá-las para não ser corrigido depois e,mais importante,muita gente quer acreditar naquilo que lê,

    abç.

  • Marco Kurban

    eu muito lindo este equipamento, mas ainda acho airbus 330-500 e airbus A340-60o aeronaves magnificas e por demais ajustada a conforto autonomia, e facilidade de pilotagem.

  • http://google vanilda oliveira

    esse aviao não é nada perto do meu

  • gilson kozlowski

    Viajei num 777-200 pela Aeromexico. O vôo foi extremamente confortável e o avião é sensacional. Vou utilizar essa semana de novo e se estiver ainda bem conservado, será muito bom…

  • http://neto-manaus adelino santos neto

    Muito bonito e confortavel pois viajo todo mês pra são paulo em um desses que sai diariamente de manaus voo JJ-3749 ás 16:10 chegando ás 20:50 hs em guarulhos com retorno diário JJ-3748 ás 9:30 chegando ás 12:20 hs.
    Tudo de bom essa aeronave.

  • http://www.blogdacomunicacao.com.br/por-dentro-do-boeing-777/ caio

    eu viajei num ”777” tbm para Orlando e eu do nota 1000000000 muito bom super confortavel ,eromoças educadas, comida boa e assento perfeito .

  • Matheus

    Na verdade são 63m de comprimento,61m de envergadura e 18m de altura.E ele pode fazer rotas curtas como pela united airlines e a varig usou ele para rotas também como manaus-são paulo.E as versões -200ER,200LR,-F,300,300ER não podem pousar em pistas de 2,5Km eles pousam em pistas com mais 3,3Km e nenhuma conpanhia aérea vai colocar 30 lugares na primeira classe,as empresas usam de 0 a 18 lugares na primeira ,só na executiva usam de 10 até 30 ou 40.O 777-200,-200ER,-200LR levam 440 passageiros em 1 classe padrão,400 até 350 em 2 classes padrão e 290 até 301 em 3 classes padrão,o 777-300,300ER levam 550 em 1 classe padrão,e 451 em 2 classes padrão e 365 até 368 em 3 classes padrão.

  • Wingman

    Caro jornalista,
    Sugiro que consulte o website do fabricante desta aeronave (www.boeing.com). O texto contem muitos erros grosseiros.
    A primeira foto retrata a classe executiva padrao, e nao a primeira classe, como diz a legenda. As dimensoes da aeronave estao trocadas e apenas aproximadas – e sao diferentes de acordo com o modelo do 777.
    Apesar de ter sido o primeiro aviao civil da Boeing desenvolvido totalmente em CAD, foi tambem o primeiro projeto da empresa em que foram ouvidos os operadores deste equipamento. Entre os anseios dos compradores estavam uma cabine com configuracao flexivel, o glass-cockpit, custo operacional por assento menor que o dos outros avioes da epoca, que fosse fly-by-wire entre outros.
    Esse aviao nao foi sucessor de nenhum outro, como citado no texto, embora talvez seja uma especie de precursor espiritual do B787.
    Os motores “40% mais potentes” e informacao de ma qualidade. O 777 funciona com o tipo de turbina mais potente do planeta, e nada tem a ver com o tipo de motor utilizado em qualquer outro aviao.
    Escrever sobre aviacao, para quem nao e profissional ou entusiasta dedicado, e vexame na certa.
    Minha dica: atenha-se ao que conhece tecnicamente, para depois dissertar jornalisticamente. O contrario geralmente nao da certo.
    Dica de site jornalistico de boa qualidade sobre aviacao:
    http://www.jetsite.com.br

  • Ricardo Scherer

    Existem muitos erros nesse site, por tanto, não utilizem esse material como pesquisa em momento algum. Um dos primeirs erros é dizer que o B777 é maiorque o B747. Também não é verdade que essas aeronaves voam apenas entre um continente e outro, há muitas companhias, como a própria TAM Airlines que utiliza esse modelo em rotas domésticas. Quanto a configuração interna e o tipo de entreterimento a bordo, varia muito de companhia para companhia. Quanto as rotas atuai da TAM Airlines, essa companhia utiliza 4 aeronaves do modelo B777-300ER e voa para Londres Frankfourt, Santiago e São Paulo, mas já voou com essa aeronave para Manaus. Já a VARIG Brasi, essa companhia teve vário 777, mais do que a TAM têm hoje. Essa companhia voou com esse modelo para Nova Iorque, Paris, Miami e outros destinos, inclusive doméstico. Também podemos citar um erro na velocidade de cruzeiro da aeronave, onde aqui diz 950 Km/h, na verdade ele desempenha cerca de 859 Km/h. E ele consegue sim pousar em pistas menores do que 2500 metros de extensão, pois já fez rota para o Aeroporto Internacional Salgado Fiho, em Porto Alegre, que tém uma pista com 2200 metros, mas estas operações sofrem restriçõs de peso, não podendo decolar com o peso máximo de decolagem.
    Atenciosamente, Ricardo Scherer.

  • Leonildo Herrera

    Viajei mes passado para os Estados Unidos pela Aeroméxico, na rota GRU – Ciudad de Mexico, fomos num B777. muito bom esse avião, super confortável, e a configuração de 3x3x3 da Aeroméxico deixa o avião muito espaçoso, bela máquina.

  • http://orkut carlos

    eu so viajei num 737-700 foi orrivel no pouso como ele e pequeno treme muinto quando pousa e e muinto apertado e a gol nacional tanben poe umas poutronas todas desconfortaveis o saite e bacana

  • Ricardoni

    Rapaiz, que máquina, hein? Eu não me contentaria só em entrar dentro e fazer uma viagem de 22 hs non stop.Eu queria era ficar no comando,deve de ser bão demais….Impressionante a engenharia não tem limites. Parabens!Valeu muito.

  • http://fotosdaamericaaerlainis renato

    e conforta
    eu adorei por dentro e lindo e lindo ae acor dele

  • glenê cardoso

    a ja andei diversas vezes de aviao mas ainda nao tive a oportunidade de andar neste mostruoso mas a esperança continua

    • http://www.facebook.com/people/Dlaom-Lameiad/100003670032933 Dlaom Lameiad

      Sobre o Boeing 777-300 da TAM para o trajeto S.Paulo-Miami
       Infelizmente, é a informação que temos:
      “Aeronave nova NÃO significa mais conforto. O Boeing 777-300 da TAM
      oferece menos espaço ao passageiro da classe econômica do que o Airbus A330.
      Embora o espaço entre as poltronas sejam os mesmos, a largura da poltrona no
      Boeing é quase três centímetros menor do que a poltrona do Airbus. Normalmente,
      companhias que operam com o 777, utilizam configuração de
      NOVE poltronas por fileira (3+3+3 ou 2+5+2), mas a TAM INCLUIU UMA POLTRONA A
      MAIS por fileira. Com DEZ assentos (3+4+3) por fileira, cada poltrona ficou
      mais estreita.”
      Já reclamei no site da TAM – Fale com o Presidente – embora seja uma gota, mas
      as gotas reunidas formam o mar.

      Ainda bem que há CONCORRÊNCIA: temos AMERICAN AIRLINES E OUTRAS que NÃO
      ESPREMERAM ainda mais a Classe Econômica como a TAM ESTÁ FAZENDO. A
      Cia.Brasileira precisa aprender com as CIAS. AMERICANAS E EUROPÉIAS a respeitar
      os seus passageiros. Isso é típico em país como o nosso, onde em geral os
      consumidores são muito explorados em todas as áreas comerciais, não só nas
      cias. aéreas.

  • Bruno

    vc precisa ser mais especifico amigo… nao pode dizer que no 777 ha espaco para 30 lugares na primeira classe e na economica e mais 300 na economica. Primeiro pq a quantidade de assentos de cada classe varia da configuracao de cada empresa e segundo porque ha dois tipos de 777, o 777-200 e o 777-300. da uma olhadinha rapida no wikipedia que as informacoes la sao mais especificas e corretas!

  • Mercedes Caus

    Alguém saberia informar COMO saber qual o grau de conforto de uma aeronave ao fazer a aquisição do bilhete ?…. paguei por um bilhete na classe executiva num vôo da TAM para Santiago do Chile e a poltrona era tão ruim… mas tão ruim….. tão desconfortável…. que deu vontade de chorar pelo preço que é cobrado…. não tinha apoio para os pés (baixinho fica com pernas suspensas no ar….), a cadeira quase não reclina e o serviço de bordo é um verdadeiro desastre…. o mesmo aconteceu num vôo pela COPA Airlines, quando em viagem ao Panamá…. ou seja, classe executiva/1ª classe não é garantia de conforto…. então… COMO saber se a aeronave tem classe executiva que valha a pena pagar o preço do assento ?, agradeço qualquer dica, Mercedes, Vitória-ES.

  • Glaucobhenrique

    Guilherme, creio q houve um equivoco quanto a foto da classe econômica,pois trata se do b 767 300. Contudo, assino embaixo quanto a descrição do 777. Trata se de uma aeronave linda, extremamente rápida, confortável e silenciosa. Já viajei por diversas vezes nele e só tenho a dizer q e fantástico. Totalmente revolucionário frente ao 767, 747 e outros widebodies

  • Karlacaracas

    Excelente matéria… Foi de extrema utilidade, vou ficar aqui sonhando em breve viajar numa maravilha dessas!!!!!

  • Wantuil Oliveira

    Parabéns pela apresentação. Estou muito animado para  a minha primeira viagem a Londres. E mais feliz por ir nesta bela aeronave 777 da British Airways

  • Davi 10_lindo

    eu sou  apaixonado  por  aviao

  • Vieirakia

    Desculpe mas o 777 não é maior que o 747, inclusive até o A380 é menor que o 747, no entanto com maior espaço interno!

  • Eduardo

    É de fato um avião fantástico, sobe muito rapido, vôa a mais de 1.050 Km/h ( indicado pelo “airshow” na tela individual de TV na viagem de B. Aires – Rio, feita em apenas 2h 10 m)., é extremamente silencioso e estável ( tanto na ida qto na volta apenas minimas e curtissimas “trepidações” em vôo); enfim, alem disso td me pareceu extremamente seguro, mesmo para quem não ficou ciente disso pela leitura de sua ficha técnica com os avanços q incorporou.
    RECOMENDO.

  • José Carmo

    O Boeing 777 tem 63 metros de altura?
    A serem 63 metros só pode ser o comprimento ou a envergadura. Correcto?

  • Roger

    Por gentileza, preciso saber quantos metros quadrados tem uma aeronave do porte da 777 e 767, preciso fazer um trabalho para faculdade e preciso destas informações.
    Grato

  • Eduardo

    Viajei ” sem saber” de inicio, q seria num Boeing 77 300 ER, o maior deles, para B.Aires. Ele vinha de Dubai e fez escala no Rio. O avião é gigantesco e vc se sente mais seguro dentro dele q num “golzinho” ou tam…rs.
    Voltei no mesmo avião. Do Rio ele seguria direto pra Dubai, numa viagem de mais de 13 h !
    Fiquei mal acostumado…rs.. como vou entrar num 737 da gol ou tam agora ? rss…
     

    • Clóvis

      amigo…se eu quizer ir de sp p/ B.Aires posso viajar num 777…comprondo uma passagem da emirates

  • Rafael Ribeiro

    que eu saiba o 747 tem 74mt de comprimento, oq o torna bem maior que o 777

  • Amo Avião

    Tu é meio lé lé da cuca,meu fio,o 747 é beem maior que o B747,além do mais, 747 tem 2 ANDARES!!!Confere isso direito!

  • caio saldanha

    adoro aviao sempre quis andar num adoooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • Yordy

    O boeing 747 é muito maior que o 777, e os 63m são de comprimento e não de altura!

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