Segunda parcela do 13º de aposentados começa a ser paga

Como podemos perceber pela tabela INSS, é preciso fazer as simulações através das duas regras para verificar qual delas é mais vantajosa, se de acordo com a idade do contribuinte ou se pelo tempo de contribuição.

É importante destacar que, para o segurado que não consegue somar os 85 pontos, entre idade e tempo de contribuição no caso de mulheres, e 95 pontos no caso de homens, a aposentadoria pode ser solicitada, mas irá sofrer, obrigatoriamente, a influência do fator previdenciário.

Outro ponto que merece atenção é que a legislação exige que o segurado tenha pelo menos 35 anos de contribuição para pedir a aposentadoria, em qualquer condição. Assim, uma mulher que tenha 35 anos de contribuição e 50 de idade, atinge a pontuação necessária para não cair no fator previdenciário, podendo obter a aposentadoria integral.

No caso de homens, é necessário ter 35 anos de contribuição e no mínimo 60 anos de idade para fugir do fator previdenciário.

O INSS possui um teto máximo para pagamento de aposentadoria: R$ 4.663,75, no ano de 2016. A partir de janeiro de 2017, o valor deve ser alterado, em razão da alteração do salário mínimo.

A partir desse valor, as contribuições pagas ao INSS são iguais. Assim, o trabalhador que recebe qualquer salário acima desse valor, sempre irá contribuir com a mês alíquota, baseada no teto.

Pagamento

O pagamento do INSS é feito através de depósito na conta bancária do beneficiário. Ao se aposentar, ele deve informar a conta, recebendo mensalmente o crédito. Normalmente esse pagamento é realizado nas contas da Caixa Econômica Federal, podendo realizar o saque em:

  • Terminais eletrônicos;
  • Agências;
  • Casas lotéricas.

Como foi citado anteriormente, para saber a data exata em que o dinheiro estará disponível, é necessário ficar atento a tabela INSS que mostrará de acordo com último número do cartão, excluindo o digito, a data de pagamento do benefício.

Vale ressaltar que, caso o pagamento fique 60 dias sem movimentação na conta, o mesmo será devolvido para Caixa, onde será necessário entrar em contato com a mesma para reaver o pagamento integral.

Conclusão

A Previdência Social deverá ter suas regras alteradas a partir de 2021. O governo federal encaminhou ao Legislativo uma proposta de alteração, tendo em vista as dificuldades de manutenção das regras atuais.

Para o trabalhador, é importante acompanhar as mudanças e verificar a melhor situação para quando for se aposentar. Por isso é muito importante visualizar tabela INSS 2021 para realizar o saque do pagamento na data exata. Caso possua alguma dúvida deixe um comentário logo abaixo que responderemos assim que possível. Boa sorte!