Contas inativas do FGTS dos trabalhadores podem ser sacadas até dezembro

Contas inativas do FGTS dos trabalhadores podem ser sacadas até dezembro

Você já ouviu falar no cartão cidadão da Caixa Econômica Federal? Se ainda não conhece, precisa conhecer esse benefício. O cartão cidadão consiste em um cartão magnético que permite que as pessoas efetuem saques e tenha informações de benefícios trabalhistas que todos os brasileiros têm direito, como o seguro desemprego, rendimentos do PIS e abono salarial.

Qualquer pessoa pode solicitar o cartão cidadão da Caixa Econômica Federal, basta ser cadastrado no PIS/PASEP ou possuir o Número de Inscrição do Trabalhador e ter os dados cadastrais e endereços atualizados e validados pela Caixa Econômica. Porém quem for cadastrado no Calendário Bolsa Família 2023 não terá direito, pois possui a mesma função.

Esse cartão cidadão é pessoal e intransferível, você terá que cadastrar uma senha em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Veja o site e informa-se sobre os valores de benefícios sociais.

Como solicitar o cartão cidadão?

Você pode solicitar o seu cartão em qualquer agência da Caixa, estando munido com a Carteira de Habilitação (modelo novo), Carteira de Identidade, CTPS e com a Certidão Civil, ou através do telefone 0800 726 0101, apresentando o número de seu PIS.

Depois de quanto tempo irei receber o meu cartão?

Depois de solicitar você receberá o seu cartão em sua residência em até 15 dias, mas caso não ocorra você deverá ir até uma agência mais próxima. Após receber o seu cartão cidadão, você deverá ir até uma agência da Caixa e cadastrar uma senha para o seu cartão.

Observação: Para fazer o cartão não é preciso pagar nenhuma taxa, ele é totalmente gratuito.

Para que posso usar meu Cartão Cidadão?

  • Para receber, se tiver direito a benefícios dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, Bolsa Escola, abono salarial, rendimentos do PIS e também o seguro desemprego.
  • Para consultar extrato e saldo dos recursos FGTS e saldo de quotas do PIS.
  • Para fazer saque da conta vinculada ao FGTS

Para mais informações acesse http://www.caixa.gov.br/fgts/cartao_cidadao.asp.