Contas inativas do FGTS dos trabalhadores podem ser sacadas até dezembro

Você já ouviu falar no cartão cidadão da Caixa Econômica Federal? Se ainda não conhece, precisa conhecer esse benefício. O cartão cidadão consiste em um cartão magnético que permite que as pessoas efetuem saques e tenha informações de benefícios trabalhistas que todos os brasileiros têm direito, como o seguro desemprego, rendimentos do PIS e abono salarial.

Qualquer pessoa pode solicitar o cartão cidadão da Caixa Econômica Federal, basta ser cadastrado no PIS/PASEP ou possuir o Número de Inscrição do Trabalhador e ter os dados cadastrais e endereços atualizados e validados pela Caixa Econômica. Porém quem for cadastrado no Calendário Bolsa Família não terá direito, pois possui a mesma função.

Esse cartão cidadão é pessoal e intransferível, você terá que cadastrar uma senha em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Como solicitar o cartão cidadão?

Você pode solicitar o seu cartão em qualquer agência da Caixa, estando munido com a Carteira de Habilitação (modelo novo), Carteira de Identidade, CTPS e com a Certidão Civil, ou através do telefone 0800 726 0101, apresentando o número de seu PIS.

Depois de quanto tempo irei receber o meu cartão?

Depois de solicitar você receberá o seu cartão em sua residência em até 15 dias, mas caso não ocorra você deverá ir até uma agência mais próxima. Após receber o seu cartão cidadão, você deverá ir até uma agência da Caixa e cadastrar uma senha para o seu cartão.

Observação: Para fazer o cartão não é preciso pagar nenhuma taxa, ele é totalmente gratuito.

Para que posso usar meu Cartão Cidadão?

  • Para receber, se tiver direito a benefícios dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, Bolsa Escola, abono salarial, rendimentos do PIS e também o seguro desemprego.
  • Para consultar extrato e saldo dos recursos FGTS e saldo de quotas do PIS.
  • Para fazer saque da conta vinculada ao FGTS

Para mais informações acesse http://www.caixa.gov.br/fgts/cartao_cidadao.asp.