Lista de Espera Prouni: Lista de Aprovados

Lista de Espera Prouni: Lista de Aprovados

Neste artigo os estudantes poderão saber como funciona, quem pode participar e quando poderão ser efetuadas as inscrições da Lista de Espera Prouni 2023. Confiram abaixo:

Como funciona o Prouni?

O Prouni – Programa Universidade Para Todos foi criado em 2004 pelo Governo Federal. Desde então oferece bolsas integrais e parciais para estudantes sem condições de arcar com os custos de uma graduação.

As bolsas são para instituições particulares de ensino superior de todo o país. Por outro lado, estas instituições recebem incentivos fiscais.

Todos os anos são realizadas duas edições do Prouni, sendo uma no primeiro e outra no Prouni 2023 segundo semestre. Portanto, são realizadas edições em janeiro e em junho.

Requisitos e Regras para participar do Prouni

Em ambas as edições são adotadas as mesmas regras: só podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do último Enem – Exame Nacional do Ensino Médio realizado.

Além disso, é necessário obter nota diferente de zero na redação e nota média superior a 450 pontos no exame.

O cálculo utilizado para se saber a nota média obtida no Enem é bem simples. Deve-se somar as cinco notas alcançadas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o resultado da soma por cinco.

Para concorrer às vagas é necessário se enquadrar em alguns requisitos. Em primeiro lugar, deve-se possuir renda familiar bruta mensal de acordo com o Edital do programa. Além disso, leva-se em consideração o histórico escolar do estudante (egresso de escola pública; bolsista integral em escola particular).

Inscrições e Chamadas Prouni

As inscrições Prouni 2023 serão realizadas provavelmente em janeiro (edição do primeiro semestre) e em junho (edição do segundo semestre).

Só poderão concorrer às bolsas do Prouni 2023 os estudantes que participarem do Enem 2022, que será realizado em outubro.

Para se inscrever, deve-se acessar o site oficial do programa, disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/.

Tenham bastante atenção: a inscrição é realizada somente através da internet e exclusivamente através do site oficial do Prouni.

A data para se inscrever será estabelecida pelo Cronograma Oficial do Prouni 2023. Além do prazo de inscrição, o cronograma estabelece as datas das chamadas, matrícula nas instituições e também do prazo para participar da Lista de Espera.

Como se inscrever na Lista de Espera Prouni?

A Lista de Espera Prouni 2023 deve ser utilizada pelos estudantes que não foram selecionados nas duas chamadas regulares do programa.

O prazo para se inscrever na Lista de Espera Prouni 2023 tem início logo após o resultado da segunda chamada regular.

Posteriormente ao fim do prazo para manifestar interesse em participar da Lista de Espera os estudantes devem aguardar as convocações. Elas a partir daí serão realizadas pelas próprias instituições, preenchendo eventuais vagas não ocupadas nas chamadas seguintes.