Entenda como funciona o pagamento de impostos para taxistas

Entenda como funciona o pagamento de impostos para taxistas

Os taxistas possuem formas diferentes de contribuir com os impostos. Mais precisamente, com o IPVA. Já que o veículo em questão é utilizado para o trabalho, e por legislação deve receber cobrança diferenciada. Vale lembrar da influência das normas e leis de cada estado, podendo variar a forma como o pagamento de impostos funcionam para os taxistas.

QUAIS IMPOSTOS UM TAXISTA DEVE PAGAR?

Além dos impostos e tributos tradicionais de um veículo, como o IPVA, CRVL, licenciamento, seguro DPVAT e etc., o taxista deve pagar outros impostos.

A boa notícia é que a maioria deles possuí valor fixo, como o licenciamento BA 2022, que tem o mesmo preço para os veículos do estado.

Além desses tributos, outros impostos e taxas devem ser pagos por um taxista, sendo que quando pagas anualmente podem variar o valor. Dentre estas taxas estão:

  • Imposto de Renda;
  • Alvará para funcionamento;
  • Credenciamento em associação de taxistas;
  • Inclusão da EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH.

DOCUMENTO DE TÁXIS

Um táxi é um veículo comum, a sua característica principal que o difere do restante dos automóveis, é que este é utilizado para fins de trabalho.

No entanto, a base para cálculo do imposto continua sendo a mesma, considerando o valor venal do automóvel. Alguns estados preveem em legislação que os veículos utilizados como táxi não necessitem realizar o pagamento do IPVA. Como em São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas, não estão isentos da contribuição do licenciamento RJ 2022 e licenciamento RS 2022. Já que este imposto é importante para a atualizar a documentação do veículo, e deixá-lo apto para a circulação em todo o país.

ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA TAXISTAS EM SP E RJ

Depois das várias manifestações de taxistas contra a proliferação de motoristas de aplicativo, o portal de notícias G1 fez uma comparação entre os gastos com impostos dos taxistas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com isso, foi possível entender onde os motoristas de táxi conseguem ser recompensados considerando o aumento das empresas de transporte por aplicativo.

Veja, nessas cidades, quais são os impostos que não são cobrados para os taxistas:

  • IOF;
  • IPI;
  • ICMS;
  • ISS.

Outra vantagem é que para os taxistas as concessionárias concedem até 30% de desconto na compra de um veículo.