POR Kika Cirra 5 ANOS ATRÁS
COMPARTILHE

por Kika Cirra
saude@blogdacomunicacao.com.br  

Somente no Brasil há cerca de 3,5 milhões de pessoas infectadas. A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias vertical (de mãe para filho) e sexual. O portador do vírus da hepatite C pode desenvolver câncer hepático, além de uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado: cirrose.

O Blog da Comunicação entrevistou o médico Paulo Roberto Reichert, considerado um dos mais importantes cirurgiões hepatobiliares do país e chefe da equipe de transplante hepático de um dos maiores hospitais do sul do Brasil. Confira abaixo a entrevista na íntegra.

BGC: Dr. Paulo, o que é hepatite C?
Dr. Paulo Reichert:
É a infecção do fígado causado por um vírus, e atualmente o maior problema de saúde pública em todo o mundo. Estima-se que no planeta existam em torno de 170 milhões de pessoas contaminadas. Na nossa realidade este número é preocupante, sendo que aproximadamente 2% da população brasileira, isto é: 3,5 milhões de brasileiros podem estar contaminados. A estimativa é que 1 em cada 8 pessoas contaminadas não saiba que é portadora do vírus.

BGC: Como a hepatite C é transmitida?
P.R: A hepatite C é transmitida pelo sangue. Pessoas que receberam transfusão sanguínea antes de 1993, tem um risco de 15% de estarem contaminadas, ou pessoas que usaram ou usam drogas injetáveis, ou ainda que aspiram cocaína (é um fator de risco pelo micro sangramento nasal) Mas muitos portadores não receberam sangue, nem usaram tóxicos.

BGC: O contato se dá sexualmente?
P.R:
Só eventualmente isso poderá ocorrer. Desconfia-se que há pessoas que receberam tratamento em setores de saúde com esterilização inadequada.

BGC: Quais os sintomas da hepatite C?
P.R: Os sintomas mais comuns da Hepatite C são cansaço e dores nas articulações, mas eu pergunto: quem hoje não sente cansaço com a sociedade competitiva em que vivemos? O vírus não fica restrito ao fígado, há pessoas que tem problemas de pele, reumatismo e problemas renais.

BGC: Qual o índice de pessoas contaminadas que acabam desenvolvendo cirrose?
P.R: De 15 a 20% e isso se dá numa média de 20 anos. O fato é que muitas vezes quando a doença é diagnosticada, pelos sintomas, a pessoa já tem cirrose.

BGC: O que o Sr. tem a acrescentar quanto a evolução da Hepatite C?
P.R: Se contabilizarmos 100 pessoas contaminadas, (esse é um vírus que tem uma alta tendência a ficar no organismo), poucas vezes ocorre uma hepatite aguda como a icterícia. 15% das pessoas que contraem a doença acabam eliminado-a de seu organismo, que é forte o suficiente a ponto de expulsar o vírus, mas com outras 85% isso não acontece.

BGC: Porque algumas pessoas conseguem expulsar o vírus e outras não?
P.R:
É uma ótima pergunta e a ciência a partir do momento em que descobrir isso, conseguirá desenvolver uma nova forma de tratar. Não se sabe porque uns eliminam e outros não. Em 30% dos que não eliminam, o vírus fica sem causar um problema significativo, muitos morrem sem saber que tiveram o vírus da hepatite C, as demais 15% se curaram, 30% ficaram com uma hepatite leve, as demais 55% terão uma hepatite progressiva, das quais 20% acabam com cirrose, risco esse que é de apenas 20%. Um jovem hoje com 18 anos aspira cocaína, com 38 anos quando é ainda muito jovem e está em plena fase produtiva, pode contrair cirrose, mas 80% das vezes isso não acontece.

BGC: Quais os cuidados e prevenções para que se evite o contágio?
P.R:
Não ter contato com o sangue de nenhuma outra pessoa e não usar tóxicos. Também vale alertar que pessoas que possuem piercings ou tatuagens façam exames, assim como os familiares de portadores de hepatite C, quem buscar tratamento de saúde jamais use seringas esterilizadas, mas descartáveis.

BGC: A abstinência de bebidas alcoólicas é importante?
P.R:
Sem dúvida. O álcool acelera em 13 vezes o desenvolvimento da doença. Não sou absolutamente contra que a pessoa tome eventualmente um cálice de vinho, mas se tiver o vírus C não deve beber nada.

BGC: Quais são os tratamentos médicos?
P.R:
Existem tratamentos bem definidos, a maior parte das pessoas que tem hepatite C em atividade,deve ser tratada para que não chegue a cirrose, ou no caso de quem já tem, para evitar que piore. O tratamento é feito com dois medicamentos: Interferon (injetável) e Ribavirina (cápsulas). É um tratamento que dá uma série de efeitos colaterais, portanto deve ser administrado por pessoas que estejam habilitadas a lidar com esses medicamentos. É caracterizado também por ser muito oneroso, razão pela qual a maioria das pessoas recebe o tratamento via estatal. (ajuda governamental).

TAGS: , , , ,

66
COMENTÁRIOS
MAIS SOBRE Kika Cirra
Elsa Maria Cirra ou "Kika" é jornalista fez editoria em saúde, assessoria de imprensa, rádio, jornal e revista. É apaixonada por felinos principalmente GATOS. Ama blues, jazz, rock, mpb (Caetano, Cazuza, Marisa Monte), cinema (Fellini, Almodóvar) e literatura (sempre e eternamente Clarice Lispector). Vícios?!? Chocolate e coca-cola, (principalmente de madrugada quando está escrevendo).
CONFIRA TODOS OS POSTS DO AUTOR
  • http://www.visaopanoramica.com Arthurius Maximus

    Uma doença negligenciada pelo público e pelas autoridades de saúde e que pode representar sérios riscos para a população.

    • ana claudia

      Doença pela qual deveria ter mais destaque entre a população.

  • Rosa Rodrigues

    Sou portadora do vírus da hepatite c já fiz o tratamento com interferon convencioal e ribavirina, não deu certo isto foi em 2005 agora estou perto de começar novo tratamento com outro tipo de interferon o pegilado + ribavirina.
    Será que tenho alguma chance de conseguir sucesso nesta nova tentativa?

    Rosa Rodrigues.

    Sobre a reportagem gostei muito me deu mais uma orientação só que não sei como peguei este virus, tb acho que não faz mais diferença agora já que contraí…….

    • roneo

      fiz os dois tratamento minha carga viral zerou fiquei curado mas passando 5 6 anos comecei a sentir umas coisas ruim tipo fraqueza desanimo muitas dores e comecei fazer exames e apareceu novamente esta hepatite c
      quando fiz este tratamento com ribavirina e interferom peligrinado quaze morri fiquei muito ruim enxi meu corpo de feridas sindrome do panico nunca mais tive uma vida normal acho que vou acabar morrendo mas boa sorte para vcs e acreditem em DEUS E JESUS CRISTO

      • Macedo Jeremias

        oi  roneo  eu me chamo jeremias  eu sou portador também da hepatite c ,2  pois eu tive leucemia no sangue , duensa  do macaco e outras dueças  ,  pois cheguei ficar em fase terminal, mandaram , eu morrer na casa mas  meus pais sempre confiaram em deus e jesus cristo e buscaram a palavra na igreja e deus prometeu me libertar ele me libertou naõ só desas duenças como de outras duenças muito ruim que naõ vou esplicar aqui  mas  tenha certeza meu amigo que existe um deus no céu que tudo pode fazer p nos tenha fé que somente ele pode nos ajudar eu estou fazendo novamente o tratamento hepatico também passo mal mas  faser oque temos que passar por isso, e p quem mais  ler isso fique sabendo de uma coisa  que tudo o que tivemos que passar ninguem passara por nós , tudo e permissõ por deus e se vc estiver vivo sorria roneo  por estar vivo na esperança alcançar a vitoria meu amigo nao desanime deus o abençoe  ; amem …  face bok macedo.jeremias@ho:twitter tmail.com

      • ricardo costa

        ha como contornar os efeitos. faça dieta do suco de limao china. por 30 dias:no primeiro dia Um limao, no segundo dois limoes, no terceiro 3 limoes ate chegar ao dia 15 com 15 limoes. depois, voltar usando a mesma quantidade de limoes. dia 16 usar 14 limoes, dia 17 usar 13 limoes, dia 18 usar 12 limoes ate chegar no dia 30 com 1 limao. Ha tambem curas ou pelo ao menos controle total da cirrose com a prata coloidal. no youtube ensina fazer e pesquise no google. Ha tambem uma cura pela planta avelos ou janauba (gota santa, planta do milagre etc). Alem de eu fazer o uso de ambos eu tomo leucogen (3 cxs) Eu aprendi como fazer minha propria prata coloidal.

        • ricardo197833@hotmail.com

          Há também
          dois remédios prometendo cura para 2016 (sofosbubir e simeprevir (ledispavir)

          • Andrea

            Desculpe Ricardo Costa, não acredito que tomar um suco com 15 limões vá me fazer bem… estou fazendo o tratamento com telaprevir, ribavirina e interferon, o mal estar é fortíssimo, altas dores no estômago , se eu tomar 15 limões … sei não…

  • Guilherme Freitas

    A saúde no Brasil não é tratada da forma mais digna. Espero que alguma coisa mude neste país. Quanto a entrevista com o Dr. Paulo Roberto Reichert, parabéns pela explicação que ele deu ao caso.

  • http://www.animando-c.blogspot.com Flor

    A transmissão da hepatite C se dá por sangue contaminado. Pode ocorrer na relação sexual, em RARÍSSIMOS casos, mas apenas se os dois parceiros estiverem machucados e ocorrer contato do sangue com sangue. Mesmo assim é muito difícil. Portanto, não dá pra dizer que seja uma doença sexualmente transmissível.
    Sou portadora do vírus e convido os leitores a conhecerem meu blog: http://www.animando-c.blogspot.com

  • Paulo Proença

    tenho 50 anos, sou portador da Hepatite C genotipo 1. Segundo o médico, a carga viral é baixa, segundo se sabe tb é que o governo não banca o tratamento nestes casos.
    Minha pergunta é sobre a pele. De tempo em tempo aparecem bolhas nas mãos. Quando estoura custa a cicatrizar as feridas.
    Outra questão que observei e a que mais me impressiona é o fato que em 3 anos envelheci 10anos. Pele flácida e rugas na região dos olhos.
    Com o tratamento corrijo isso?
    existe um tratamento especifico para recuperar e melhorar a pele?
    grato pela atenção

    • Maria Ines

      Oi paulo,

      Neste exato momento passo por uma tristesa q não tem fim, minha irmã de 45 anos tem hepatite c e fez o tratamento por um ano e o tratamento não neutralizou o virus. A pele dela tbm é parecida com a sua, ela envelheceu 10 anos tbm. Vc já fez o tratamento e neutralizou o virus? ou seja, pra vc o tratamento deu resultado? vc faz biopsia do figado em q estágio vc está? vamos trocar ideias, sofro muito com minha irmã, apesar dela está bem, mas o q vc me fala.

    • michele

      estou ajudando meu pai ele está com grave problema nos dentes , a raiz está aparecendo e ele sente dores eu gostaria de saber dse o governo dá assistencia odontológica no caso dele que está fazendo o tratamento e é devido aos medicamentos que aconteceu isto .

    • Antonio Ferreira Cardoso

      Boa tarde Paulo Proença!
      De fato sai bolinhas nas mãos e até nos pés. Iniciei o tratamento com a injeção semanal “interferon” e os comprimidos diários “ribavirina”. No 1º mês de tratamento estas bolinhas já somem. Estou no 4º mes de tratamento (o meu é de um ano) e de 800.000 unidades virais felizmante já caiu para 582 unidades. Boa sorte!

      • SILVIO SILVA

        TENHO C GENOTIPO 1 CARGA 25.000.000!!!!
        INICIEI O TRATAMENTO A 4 SEMANAS ,ATÉ HOJE NÃO VI NINGUÉM COM UMA CARGA VIRAL TÃO ALTA ! MAS DEPOIS DA 2ª SEMANA MINHAS ENSIMAS TGP E TGO DIMINUIRAM DE 151 PARA 120 ,ESPERO QUE O MESMO ACONTEÇA COM O VIRUS ,O TRATAMENTO ESTÁ ACABANDO COMIGO ,BOA SORTE A TODOS !

  • Daniela

    Meu filho de 17 anos está com hepatite C, soube ontem o tipo, mas faz 19 dias que ele apresentou os sintomas:amarelo na pele e os olhos, mal estar,enjoos,dor de cabeça,cansaço, porém só a cor amarela permaneceu, do mais ele ñ sente mais nada, foi apenas por 3 dias. Tbm ñ sabemos como ele se contaminou, ele ñ usa drogas,é virgem,e ñ sofreu transfusão de sangue. MAs ele tomou vacina para renite, e colocou aparelho ortodontico, dia 09/11 agora, vmaos passar com outra especialista para saber em que estágio está,e começar com a medicação, eu como mãe estou preocupada,ele ñ faz repouso,é muito agitado, dizem que precisa de muito repouso né?Oq ele pode comer? doces, dizem que precisa comer, mas ñ sei ao certo se pode… to angustiada, e cansada,pq antes de saber o tipo, foi tratada como hepatite A, então a higienização foi redobrada..me sinto sem forças…e tenho medo.

    • mara

      amiga tenha paciencia eu to fazendo o tratamento, não é muito facil ,mas ele pode comer de td menos a gordura pq afeta o fihado ,mas quanto a alimentação aproveite agora pq depois ele não sente mais fome…..bjs bm tratamento

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=2202668599184204795 Dioneia Aparecida de Lima

    Tenho 40 anos, 23 anos de casada, 3 filhos, em janeiro de 2009 fui doadora de sangue voluntária no Hemonúcleo da Santa Casa, Minha surpresa foi grande ao descobrir através dos exames que tinha Hepatite C há vários anos e não sabia. Na ocasião eu não tinha idéia do significado dessa doença, assim como muitas pessoas não tem a menor idéia do que seja. Fui encaminhada então, ao Dr. Hamilton Bonilha, especialista em doenças infectocontagiosas, que me explicou sobre a doença e o tratamento, me disse que posso ter contraído há mais de 25 anos através de possível contagio com vacina de revólver (que eram administradas em filas nas escolas) ou através de seringas e agulhas mau esterilizadas, pois nos anos 60 e 70 ainda não tínhamos seringas descartáveis. Nunca imaginei o que teria que passar, depois de muitos exames iniciei o tratamento, pois esses remédios são caros e só é fornecido pela farmácia de alto custo, e para conseguir esses remédios teria que me submeter a biópsia de fígado, que no meu caso não foi possível pois havia risco de hemorragia, pelo fato do meu fígado só estar funcionando 60%. Uma declaração foi feita pelo meu médico e me liberaram os medicamentos. Posso garantir que é muito sofrimento para uma pessoa passar. Hoje tomo Interferon ribavirina e injeções por causa da anemia,
    Faço controle todos os meses com exames e há algum tempo comecei a perder meu cabelo, e isso só as mulheres imaginam o que significa. Meu marido é doador de sangue há mais de 10 anos e graças a Deus nem ele e nem meus filhos foram infectados.

    Nunca havia sentido nada antes de saber da doença, por isso ela é chamada de doença silenciosa. Sei que tudo isso vai passar e que o tratamento vai acabar e que Deus me carrega em seus braços a todo momento, pois somente sentindo essa força estou em pé.

    Não escrevo esse depoimento com intuito de assustar ninguém e sim tentar fazer um alerta para que as pessoas façam exames para detectar hepatite, e para expressar minha indignação de não ser pedido esse tipo de exame quando se faz uma consulta, pede-se hemograma, etc e nunca hepatite, e acho que deveria pois se descoberta a tempo não seria necessário tanto sofrimento se tem como descobrir antes a doença. Gostaria de saber porque essa doença é tão pouco divulgada?? escrevi uma materia para um jornal local de minha cidade para divulgação temos que lutar contra esse mal!!!

    Desde já agradeço

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=2202668599184204795 Dioneia Aparecida de Lima

    achei muito interresante essa materia , parabens pela sua atitude>

    • Peão Campeão

      Bianca Pires de Albuquerque de SP muito se falou sobre sua prisão só não disseram o serviço que fez os flagrantes as prisões as pessoas que ajudou enquanto trabalho conosco e a justiça só agora apura,que o grampo telefonico foi direcionado, que as transcrições foram feitas por uma investigadora da corró e que depois foi totalmente desmentida pelo laudo oficial do perito. Que vc estava em outro lugar e que foi reconhecida pessoalmente negativo, mas a justiça quer que o policia se dane. Infelizmente fofoca roda mais a verdade se aparece é só no final 08, 09 anos depois e assim vai o policia só se fode mesmo virar o jogo se torna cada dia mais dificil. Força pra vc e pro parceiro.

  • Marcelo

    olá, tenho 27 anos e descobri a pouco que tenho hepatite c, ainda estou aguardando chegar o result. do exame que pode dizer que meu organismo eliminou o virus, tenho fé que o result seja isso. Mas estou com uma duvida, na verdade sao mtas mas hj queria saber sobre a PELE… tenho muitas espinhas nas costas somente, que nunca desaparecem, por tanto isso me encomoda demais em termos estéticos, eu ia começar o tratamento com ROACUTAN, mas devido a descoberta da doença, nao posso nem pensar em tomar por atinge o figado, queria saber se tem algum tipo de medicamento que posso tomar,para parar com as espinhas nas costas?? eu conheco um que é natural e chama Elixir de nhame, serve para afinar e limpar o sangue, será que ajuda ou resolve, ja que é natural acho qur nso tem problema

    • Ariel

      marcelo ola o ideal seria loçoes secantes o depurativo não é favoral por refinar o sangue ,por causa do risco de sangramento no portadores de hepatite c.

  • sorriso

    ouve-se que está para chegar no Brasil uma nova medicação para combater o vírus da hepatite c, gostaria de saber se o Dr. tem alguma informação sobre esse assunto e também sobre os direitos de aposentadoria, se é possivel ou não aposentar-se por invalidez.Sou portadora do vírus C descoberto á 4 anos,o tratamento que fiz devido algumas adversidades se estendeu por 2 anos e meio, porém sem êxito.Aguardo resposta

  • Kika Cirra

    Olá!

    Na medida do possivel estarei encaminhando as perguntas e dúvidas contidas nesses comentários ao md Paulo Reichert.

    Abços
    Kika

  • angelita

    oi…achei bem legal esse blog vou começar a fazer o tratamento com interferon estou com pouco de medo.
    mais tirei muitas duvidas no blog ..abraço

  • severina

    gostaria de saber a respeito da ginotipagem 1b da hebatite c cronica,pois muito mim interessa,tenho uma irmã q se encontra nesta situação ajude-me. obg

  • cleide

    tenho muitas duvidas mas descobri que não posso comer nada com leite condençado e chocolate nem carne vermelha. tomei durante 1 ano um remedio homeopatico. quero saber se é normal ter sede em exeço bebo em media 4 litro de liquido por dia NÃO SEI ESCREVER MUITO BEM NO COMPUTADOR DEMORO ACHAR AS LETRAS TENHO 54 ANOS E 10 COM HEPATITE OBRIGADA

  • maria

    ola tenho 37 anos e descobri que tinha hepatite c em 2006 ,quando fui doar sangue..fiquei no entando eu não sabia o que era hepatite c..chegando em casa fui logo procurar na net tudo a respito do problemas.fi quei muito abalada..mais tive forçs pra prosegui estou no terceiro tratamento…que foi enterrompido pelo medico ,por que minha praquetas abaixaram muito chegando a 32 .e minha hemacias a 22 meu corpo não estava aguentando mais…

  • gostei muito

    Oi meu nome ana,tenho 50 anos e ha 1 ano e 7 meses descobri que tenho hcv,eu nem tinha ideia do que era isso,par mim so existia aquela em que a pessoa fica amarela,estou a 7 meses ,fazendo o tratamento,e devo dizer que estou sofrendo demais.Tenho todos os efeitos possiveis e imaginaveis,dores horriveis e estou a ponto de desistir,cada dia sinto dor diferente,as vezez chego a pensar que setou ficando louca.Tenho dor de cabeça,dor nos ossos,na pele,em todo o abdomem,nas pernas e por ai vai,mas nao me conformo quase nem enxergo mais e nem durmo,ai fico odia inteiro mais mal humorada,parece uma interminavel TPM,choro demais de dor de tristeza,acho que vou morrer,e nao consigo comer,tenho fome ,mas td me da nojo,ja nao sei o que faço,sei que se nao comer vou enfraquecer mais,entao peço que me ajude,me oriente,obrigada.ANA

    • Andréia

      Eu estou fazendo tratamento com interferon e ribavirina realmente não é facil mas quem quizer informações caso for iniciar ou compartilhar informações do tratamento estou a disposição.

  • Barbara

    Minha mãe esta fazendo o tratamento, quando ela toma a medicação que é uma vez por semana ela fica com muita dor no corpo,com tremedeira e tambem tem insonia, ela diz “Que parece que esta doente os ossos” o medico falou para ela tomar tylenol.
    Você tem outra solução para amenisar a dor.

    Agradeço desde já

  • Mauro Eduardo

    Bom dia pessoal. Estive fazendo pesquisas e por acaso me deparei com a entrevista do Dr. Paulo Reichert sob o tema, li atentamente e li os comentários, então resolvi dar minha opinião.

    Meu pai foi farmaceutico prático e acabou se contagiando com o vírus da hepatite “b” entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90.

    Ele fez vários tratamentos até que, em 2001 seu fígado foi totalmente devastado pela Hepatite, teno ficado em coma por algum tempo inclusive com vários médicos de grandes hospitais atestando seu óbito.

    Em abril de 2001 conseguimos uma consulta com o Dr. Paulo Reichert e mesmo de acordo com a gravidade da situação, juntamente com uma equipe de vários profissionais, submeteram meu pai ao transplante de fígado, mesmo com ele sendo obeso, diabetico e hipertenso. A cirurgia durou 16 horas, mas foi um sucesso e hoje meu pai possui uma vida incrivel. Neste ano ele foi novamente acometido por uma sindrome, chamada de gangrena de fournier, a qual é muito mais grave e mortal que a Hepatite.

    Entretanto, novamente foi operado pelo Dr. Paulo e há cerca de 15 dias ele esta em casa.

    Resolvi deixar meu depoimento para que a gravidade do caso nao seja esquecida e as pessoas acometidas pela hepatite que procurem médicos e entendam a peculiaridade do caso. Fígado nao doi e muitas vezes os sintomas são mascarados por remédios “dose únicas” ou, problemas estomacais. Aconteceu na minha família.

    Finalizando, deixo meu e-mail para quem quiser fazer contato. Conheço pessoalmente o Dr. Paulo Roberto Reichert e posso dizer sem óbice: ele é grande. Grande a ponto de me ajudar pessoalmente com algo totalmente diferente da saúde de meu pai, mas com meu futuro especifico. Que Deus abençoe todos vocês e a esse médico especificamente. Figura humana com aura visivel, peceptivel, latente. Abraços!

  • claudia ferreira da silva

    descobrir esta semana que meu esposo esta com hepatite c,gostaria de saber o que posso dar para ele comer, ele já emagreceu 11kg estou muito preocupada,eu preciso fazer o teste também? a consulta dele pelo sus, e sóem fevereiro, o que devo fazer.

  • Ana Cláudia Montagner

    Olá, gostaria de saber se alguém tem a data aproximada de qdo chegarão os medicamentos novos no Brasil. São a nossa última esperança pois meu marido recebeu a notícia ontem de 1 e meio de tratamento não deram certo, esta já foi a segunda tentativa, estamos muito abalados. Ele está apresentando uma gradual perda de peso e a pele bastante amarelada e foram pedidos exames somente para o mês que vem…Se alguém souber algo, aguardo. Obrigado

  • Karina

    Olá pessoal,tenho 31 anos à sete meses descobri que tenho hepatite C,fiz vários exames e o médico me disse que não iria me tratar no momento, que o tratamento seria cruel por causa dos efeitos colaterais.Não sei mais o que fazer,pois estou super preoculpada pois tenho uma filha especial que precisa de mim saúdavel para cuidar dela.Se alguém puder me ajuda pois não sei o porque não cuidar imediatamente porque o virus continuam agindo em nós.Desejo força à todos !!!

  • http://www.hepatite.org.br Humberto

    Passando por aqui, rápido, deixo os parabéns pela matéria. Permita-me tb, deixar o site de nossa entidade, a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PORTADORES DE HEPATITE, http://www.hepatite.org.br

    Um abraço

    Humberto Slva
    presidente

  • http://www.hepatite.org.br Humberto

    Qto aos novos remédios. Previstos para chegarem até o final de 2011. vamos torcer.Nesta segunda, dia 18 eles vêm ao nosso escritório conversar, digo os fabricantes do Victrelis (Boceprevir)

    Humberto Silva

  • marly ap. anselmo

    tenho 55 anos e sou portadora da hepatic ja tomei todas os medicamentos mas nao deu resultado me trato com dr. sergio cimerman as 10 anos fiz ja 3 biopsia e esta tudo bem graças a deus agora vou ao medico 2 vezes ao ano esta tudo bem so estou com muitas bolinhas nas maos tambem por trabalhar em consultorio e usar luvas vou procurar um dermatologista esta semana aguardo resposta obrigada

  • ELISANGELA

    boa tarde dr paulo minha ma~e tem 57 anos e descobriu a pouco que tem cirrose hepatica e hepatite c ,fez tratamento de seis meses e agora que terminou fez novamente o exame para saber como esta ,seu exame veio positivo vai ter que fazer em novo tratamento .mas procurei por vc e marquei uma consulta somos de erechim rs e gostaria que vc ajudasse minha mãe esse tipo de doença só tem estabilidade ou existe a cura ,gostaria de saber se ela teria que fazer um transplante de fígado ou se tomando novamente ela fica bem .ds de já te agradeço….

  • mara

    oi pessoal to no 4 mes do tratamento ,o começo não foi facil muitas dores e febre, aos mes melhorou bastante.mas agora na reta final meu orpo ta fraco e com muitas anemia ,mas o que resolveu muito livrar os efeitos colaterais foi aprender ver a natureza a pescar e passear em parques mesmo fraca faça uma força e sinta a natureza, o unico remedio que ajuda a melhorar e não tem preço,vou fazer o exame final so em fevereiro e vamos torcer pra que de td certo bjs

  • CARLA

    BOA TARDE, TENHO HEPATITE C, O MEDICO ME PEDIO UMA BIOPSIA FIZ E NÃO DEU CERTO TIVE SANGRAMENTO EU TENHO 26 ANOS, TENHO QUE REPETIR A BIOPSIA, GOSTARIA DE SABER SE VC FAZ A COM CAMERA QUE QUEIMA NA HORA PARA EVITAR SANGRAR……AQUI NA MINHA CIDADE LAGES /SC É MUITO CARO…..SÓ DE HOSPITAL 2.700 PARA PASSAR UM DIA FORA MEDICO E FORA ANESTESISTA.
    FICO NO AGUARDO
    ATT
    CARLA

    • lola

      Oi carla vi seu depoimento gostaria de entrar em contato com vc se possivel, tb estou fazendo tratamento para hepatite um grande ab

  • roneo

    BOM DIA GALERA
    TENHO HEPATITE C
    FIZ DOI TRATAMENTOS MINHA CARGA VIRAL ZEROU
    NUNCA MAIS MINHA VIDA FOI A MESMA ERA UMA PESSOA MUITO ALEGRE
    DEPOIS DO SEGUNDO TRATAMENTO MINHA VIDA ACABOU ENXI MEU CORPO DE FERIDAS
    FEBRE MUITO ALTA EMAGRECI DEMAIS PENSEI QUE IA MORRER
    ATE QUE ZEROU O VIROS QUASE FIQUEI FELIZ MAS MINHA VIDA ESTAVA MUITO DESGASTADA LOGO ENTREI EM SINDROME DO PANICO DEPRESSAO LUTEI CONTRA TUDO
    APOS 5, 6 ANOS SINTINDO MUITAS DORES NO CORPO FRAQUEZA DESANIMO NAO SAIO NEM DE CASA PERDI MEU EMPREGO DE MAIS DE 20 ANOS POIS NAO CONSEGUIR ACOMPANHAR MINHA OBRIGAÇOES FUI FAZER MAIS EXAMES E NINGUEM ACHAVA O QUE EU TENHO
    FUI NA REUMATOLOGISTA ELA PEDINDO EXAMES E MAIS AXAMES AGORA APARECEU O MALDITO VIROS NOVAMENTE ACHO QUE ISTO NAO TEM CURA ESTOU ME SINTINDO UM LIXO MINHA QUALIDADE DE VIDA MUDOU TANTO QUE HOJE ME ACHO ENCAPAS DE FAZER TUDO NAO CONSIGO LUTAR MAIS ACHO QUE ESTOU MORRENDO
    SE TIVER QUE FAZER NOVAMENTE OS TRATAMENTOS PREFIRO A MORTE

    HOJE ESTOU DESEMPREGADO SEM CONVENIO MEDICO
    TENHO MEDO DO AMANHA
    ESTE VIROS ACABA COM AS PESSOAS
    PUXA SO DEUS PARA PODER ME AJUDAR
    VOU TENTAR PEDIR UMA APOSENTADORIA POR ENVALIDES POIS NAO SINTO CONDIÇAO NENHUMA PARA TRABALHAR

    SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR ENTRE EM CONTATO
    SOBRE SE EXISTE COMO SE APOSENTAR E COMO DE VO AGIR
    ABRAÇOS UM HOMEM LUTADOR QUE ESTA PERDENDO A GUERRA

  • Zetevigarani

    com hepatie c posso comer uma vez ou outra chocolate 70% cacau?
     

  • http://www.facebook.com/sandracrocha Sandra Regina Conde Rocha

    Com o exame do gen podemos saber se somos respondedores ou não ao tratamento com Interferon.

    O exame é IL28B e é um meio de sabermos porque que uns se curam com esse medicamento(Intereron) e outros não. No meu caso,não tenho respostas virologica sustentada. Negativo e vírus e depois o virus volta.

  • Vicenteborrego

    minha carga viral era acima de 50.000 unidades, apos 30 dias de interferon e ribavirina caiu par <25  . Fé em Deus e força de vontade que a gente consegue, para Deus nada é impossivel.

  • Bete Turin

    Eu acho que as pessoas deviam ter me falado da gravidade que é a hepatite C.
    Fui contaminada a muuuuito tempo e não sabia nada do tratamento.

  • marcia

    Ola boa tarde! Meu nome Marcia ,meu marido é portador  da doença Hepatite C
    e ele sente muitas dores embaixo da costela do lado direito,ele disse aos medicos e eles falaram nao é nada,que é normal. e tenho certeza que nao ,pois ele sente muita dor. Gostaria de saber se eé normal?

    • Rosana

      Marcia gostaria muito de poder trocar ideias com vc sobre o que postou aqui..eu não sei como funciona, se esse recado vai chegar até você, sei que já faz um tempo que postou aqui , mas mesmo assim , gostaria de entrar em contato com vc.Meu email é r.alcara@hotmail.com

  • Erica_especialcredito

    A pessoa que tem essa doença e estar com dor de cabeça ela pode tomar qual medicação, pois ja não pode tomar dipirona ou novalgina, qual outra medicação seria? 

  • SS

    ALGUEM SABERIA ME INFORMAR SE USAR COCAINA DURANTE O TRATAMENTO É PREJUDICIAL INICIEI A 4 SEMANAS E ETOU EM ABESTINENCIA ,QUERO USAR UMA PEQUENA QUANTIDADE

  • samira

    quero saber  o que acontece meu namorado tem epatite b
    mais ele fuma maconha tem algum risco 

  • Ariel

    porque não sinto sintoma algum  fazendo tratamento?acho q minha dose esta errada pq tomo 1.5 por kg e eles me aplicam 49mcg e tenho 53kg esta certo ? por favor alguem me responda.  agradeço desde já

  • eliane

    Eu tive hepatite ha 30 anos atraz e infelizmente estava gravida ,fiquei no isolamento e fiz toda a dieta recomentada ,meu filho nasceu muito bem so que agora esta com gordura no figado ,esta com 30anos .estou preocupada se posso ter passado o virus da hepatite para ele na gravidez ,se for o caso que reconmendaçao voces me dariam para me orientar ?Sem mais desde ja agradecida Eliane 

  • Gesiane_silvarf

    tive uma virose com moleza no corpo, febre, dor atrais dos olhos , é a boca amargando .. graças a deus tudo passou  mais continuo com a dor atrais dos olhos isso e normal ? o que eu tenho afinal?   por favor me ajude …

  • fabiana

    minha filha de cinco anos esta com hepatite mas é so isso que os medicos falam …tem algum remedio q ela deveria estar tomando ,pois a unica coisa q me mandaram fazer foi consulta-la com uma nutricionista e seguir a dieta ?

  • Rosana

    Gostaria tanto de deixar um depoimento lindo com fé de otimismo, porque foi assim que eu me sentia á 5 meses atras…só que perdi meu amor pra essa doença maldita silenciosa, eu acho que as autoridades , até mesmo os medicos, deveriam alertar as pessoas que fossem fazer exame de rotima deveria ser obrigatorio eles pedirem o exame para a hepatite, pois essa doença esta se alastrando e quando a pessoa descobre já é tarde demais.

  • Patricia Prado

    tratamento para as drogas
    http://www.cureseuvicio.com.br
    tratamento com ibogaina em 7dias,
    com 5 sessões,livre-se das drogas
    Liberte-se já!!! (11) 4605 2744

  • claudia

    olá a todos, descobri á 1 mês que estou com hepatite c, tenho um filho de 5 anos e estou com 31 anos, e estou fingindo que estou calma por causa de minha família, é muito saber que tem pessoas que eu vou poder conversar e esclarecer dúvidas é difícil quando você tem que fingir estar bem, pra não ver as pessoas que ama sofrerem, enfim minha carga viral deu 1.374,176 e log 6,14 oque acham? não enviei ao médico ainda porque estou aguardando o resultado do exame de genotipagem, abraço a todos.

  • Miguel

    Boa noite, em 2005 depois de uma pequena cirurgia fiz novos exames, e foi diagnosticado hepatite , fui emcaminhado a um hepato e confirmou hepatite c crônica(hcv) Durante dois anos tomei medicamentos (Interferon e Ribavirina) não resultou em nada, porém não me causou nenhum mal.Com o passar dos anos foi ficando pior e graças a deus em setembro de 2012 fiz transplante do figado e estou cada dia melhor. Desejop a todos amigos muita fé e melhoras.

  • ricardo

    ha como contornar os efeitos. faça dieta do suco de limao
    china. por 30 dias:no primeiro dia Um limao, no segundo dois limoes, no
    terceiro 3 limoes ate chegar ao dia 15 com 15 limoes. depois, voltar usando a
    mesma quantidade de limoes. dia 16 usar 14 limoes, dia 17 usar 13 limoes, dia
    18 usar 12 limoes ate chegar no dia 30 com 1 limao. Ha tambem curas ou pelo ao
    menos controle total da cirrose com a prata coloidal. no youtube ensina fazer e
    pesquise no google. Ha tambem uma cura pela planta avelos ou janauba (gota
    santa, planta do milagre etc). Alem de eu fazer o uso de ambos eu tomo leucogen
    (3 cxs) Eu aprendi como fazer minha propria prata coloidal. Há também dois remédios
    prometendo cura para 2016 segundo estudos a cura será também em 3 dias na toma
    de daclatasvir e asunaprevir

  • matheus

    meu pai tem hepatite e eu quero ser o doador dele como eu faço ?
    eu posso fazer isso ?

  • Tatyana Mendes

    Ja tive hepatite A. Hoje faz dois dias que sinto uma dor do lado direito abaixo da costela. Pode ter relaçao com a doença?

  • Luciene Mesquita

    estou à 31 anos com o virus da hepatite c e só agora eu descobri que ela está ativa,vou fazer a biopsia,será q terei que fazer o tratamento com interferon?

    • Marcia Silva

      Isso vai depender do estágio da sua Hepatite…Mas provavelmente sim.
      Boa sorte…Meu marido esta fazendo com a Ribaverina e interferon,começou há 2 meses.

  • Poly

    Gostaria de saber se uma pessoa que teve hepatite há 10 anos atrás ainda pode transmitir a doença! ?

 
 
 
Powered by Hotcourses Brasil
 
ApostasOnline.com: Apostas de futebol nos campeonatos brasileiros e mundiais